domingo, 24 de agosto de 2014

SUBIR... OU DESCER?!


          SUBIR
         
          tendo sempre o coração preparado
          para descer...
          Que eu fale
          mas desejoso de ouvir,
          de escutar,
         de entender..

         ORDENAR

         mas com alma
        de quem sabe a seu tempo obedecer
        Àquele de Cujos planos divinos
        devo participar

        AMAR

        sem medir, sem calcular.
        Amor que eexige amor
        amor com dosagem
        amor a conta-gotas
        com cálculo
        restrições
        com medo
        pode ser tudo
       - menos Amor!

       E eu me ponho a refletir:
       É ou não importante a quem sobe estar preparado para descer?
       Quem desce, sem estar preparado, quem imaginava andar sempre pelas alturas, se amargura, se enche de travo...
       É ou não importante a quem fala ser capaz de ouvir, desejar atender? 
       Quem não sabe ouvir, quem só sabe falar, quem quer ser o único a falar, saiba que só é ouvido quem ouve, quem sabe ouvir e gosta de ouvir...
       É ou não importante a quem dá ordens, dar ordens como quem sabe receber ordens, como quem sabe obedecer?
       Fique sabendo que quem só sabe mandar, quem pretende mandar a gritos e mais do que gritos, será obedecido apenas por fora: porque, por dentro, será odiado, desprezado, ridicularizado...
       Só manda de verdade quem manda sem mandar, quem manda pelo coração...
       É ou não importante lembrar a quem pensa que ama, a quem deseja amar, crescer no Amor, que amor que exige pagamento (quero a quem me quer; meio quilo de amor a quem de amor me der meio quilo; um quilo a quem me der um quilo), isto não é Amor, é vulgar e condenável comércio!...
       Claro que eu, como todos os seres humanos, somos frágeis e pecadores.  Mas a bem da verdade devo dizer que tenho visto pessoas e mais pessoas que crescem interiormente, se aperfeiçoam dia após dia...
       Tenho visto gente descendo e até se colocando para rolar de  alto a baixo, sem perder a paz de espírito, sem perder a tranquilidade interior.
       Tenho visto Criaturas que falavam por todas as gentes, sem dar vez aos outros, sem aprender a escutar...
       Tenho visto Criaturas que não sabiam mandar, mas não sabiam mesmo, de verdade...  e no entanto conseguiam adquirir tanto mais força quanto mais faziam sumir a sua agressividade...
       E, em matéria de crescimento no Amor, há lições maravilhosas: há quem tenha feito toda uma caminhada de um pseudo amor, prá lá de egoísta, que nem merecia o nome de amor, até o mais puro e belo Amor.
       Amar?! Nada como tentar! Nada como começar!
       Mas não deixar para amanhã...
       Começar hoje! Agora mesmo!

                                                        ********************

Aroldo Teixeira de Almeida é professor aposentado do Magistério Paranaense.
Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

                                                       *********************


                                                  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário