sexta-feira, 31 de agosto de 2012

E POR FALAR EM AMIZADE...


      Com a agitação da vida moderna, com a correria das grandes cidades, com a superlotação dos ônibus, com a acirrada competição por um emprego melhor, para  a realização de negócios, não há mais quase tempo para o cultivo da Amizade.
      O que se nota, em grande parte, é a amizade interesseira, a amizade fingida por conveniência. Não há Amigos. Há, e muitos, amigos. Como já se viu, amigos de ocasião. Amigos que enganam a todos, sempre que podem, com palavras amáveis e generosas.
      Cuidemos, porque há amigos que também, e numerosíssimos, que apenas consagram amizade a pessoas bem instaladas na vida, a políticos influentes, a empresários poderosos, a funcionários públicos venais e corruptos.
      Amigos do dinheiro fácil. Amigos de banquetes. Amigos de recepções. Amigos para troca de influências. As cidades estão cheias deles. Basta ler os jornais.
      - "Vive a amizade se ferve a panela!" - diz a sabedoria popular. Um só golpe de má sorte é suficiente para que todos esses "amigos" desapareçam. Nem cumprimentem mais aqueles a quem antes até se tornavam enfadonhos pelo ridículo da bajulação.
      De Verdadeiros Amigos é que há grande falta. E falta tão grande, que um influente escritor muito conhecido chegou a dizer:
      - "Todos, que neste mundo cheio de ódios e violência, encontrarem um Amigo - alma pura, cheia de calor, de amizade e de espírito de sacrifício e doação - ajoelhem e deem graças a Deus, porque encontraram com certeza o maior bem da  Terra."
      Se todos, homens e mulheres, se preocupassem um pouco mais com a felicidade daqueles que os cercam, se considerassem todos os seus semelhantes como membros de sua imensa família espiritual, então a vida na Terra seria muito mais bela.
      Só o culto da Amizade sincera e desinteressada - praticado com dignidade e espiritualismo - terá força bastante para atrair sobre o mundo o equilíbrio e a paz, de que ele tanto necessita. E a amizade, assim compreendida, nada mais pede em troca, apenas uma pequena manutenção.
      Só a Amizade, e somente ela, quando se transfigurar em Caridade, poderá trazer a semente de uma nova sociedade mais justa, mais digna, mais duradoura, mais cristã.
      E a medida desse Amizade, agora transfigurada em Caridade, a mais nobre das virtudes, conforme o apóstolo Paulo, é o "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário