segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A ANGÚSTIA DO HOMEM MODERNO



                        "Depois de procelosa tempestade,
                         Noturna sombra e sibilante vento,
                         Traz a manhã serena claridade,
                         Esperança de porto e salvamento."

                                                       Camões, "Os lusíadas"

                                                   ******************************

            Bloqueado pela soma das invenções técnicas e, pode-se dizer, por suas próprias criações, o homem e a mulher de hoje, apesar das brechas  que lhes permitam entrever perspectivas promissoras de realização grandiosa, se encontram emaranhados em problemática aguda, cuja solução se coloca em termos de sobrevivência ou não-sobrevivência.
            O homem e a mulher de hoje, ambos tragicamente em crise, apelam por uma "saída honrosa", que não lhes manche a dignidade de seres livres e responsáveis.
            Forças inusitadas lhes pressionam a exigência de soluções rápidas, supercerebralizadas, para  esquemas montados por eles mesmos.
            Homem e mulher modernos se criaram problemas e perigos que clamam por riscos
imprevistos e imprevisíveis. E essa situação se refaz tanto mais angustiantes, quanto mais precisa se torna a realidade de terem o homem e a mulher lançados à queima todos os sistemas de segurança do passado.
            Hoje, homem e mulher parecem nus, despojados de confiança, porque saborearam os frutos da árvore da ciência.
            No Antigo Testamento, homem e mulher se agarraram ao "rochedo de salvação"; os cristãos da Nova Aliança puseram esperanças na "cruz".
            E ao homem e mulher deste nosso século, o que lhes resta? Que Fé, que Esperança, que Salvação? Em que máquina ou em que supermáquina há de dissolver a angústia que lhes frustrou a existência?
            Creio que, não só buscando um levantamento estatístico, mas muito mais propor uma mensagem de Esperança, de Fé e de alegria a todos os homens e mulheres, conscientes  de suas responsabilidades planetárias, se preocupem com o amanhã de uma Humanidade Total.
            Este mundo, e os que creem sabem disto, para que nosso mundo seja o lugar do Reino, ele deve ser "transfigurado", deve tornar-se "novo Céu e nova Terra", conforme Isaías 66,22.
            Os incréus e os pessimistas suspeitam que haja nessa transfiguração nada mais que uma mistificação, que faz esquecer a Terra do homem e da mulher.
            Sabemos todos que Jesus é a Salvação, pois Ele é o

Nenhum comentário:

Postar um comentário