segunda-feira, 27 de julho de 2015

A PRECE NOSSA DE CADA DIA



            Minha prece de cada dia, na "Liturgia das Horas", não deve ser palavra que divide, pois sei que há quem  nela creia e nela se apoie, como eu nela creio e nela me apoie nas várias horas do dia.
            Todos fazemos nossas preces, no sentido de manifestarmos ao Pai de todos os pais nossos desejos mais íntimos e mais profundos.
             Que prece poderá fazer em comum minha família e eu, católicos que somos, para além das divisões que infelizmente separam e se distanciam os cristãos entre si?
              É preciso então que meus olhos se abram e que eu mesmo comece a superar o próprio egoísmo, sair de mim mesmo e me dedicar de vez, à custa de quaisquer sacrifícios, a esforçar-me para que o espectro do divisionismo não aja sobre mim.
              Que meu ideal seja, apesar de minhas diminutas forças, permanecer fiel à Fé que meus saudosos pais me legaram, e possa eu também transmiti-la a meus filhos e netos.
              Que eu me acostume a olhar em volta para descobrir irmãos e irmãs, marcados pela mesma vocação de dizer adeus ao comodismo e de marcar encontro com todos os que têm fome de verdade e comigo juraram dedicar a vida tentando abrir, através da justiça e do amor, caminhos para o entendimento e a paz.
              Que eu, na minha comunidade religiosa, não perca tempo em discutir eventuais divergências, e tenha presente sempre que o importante para todos nós, crentes, seja unir-nos e caminhar, firmes, para o nosso objetivo comum, que é crescer na Fé e no serviço a nossos irmãos.
              Que todos nós sejamos capazes do máximo de firmeza, sem cair no ódio, e do máximo de compreensão mútua, sem cair na conivência com o mal do divisionismo.
              E que, dando uns e outros as mãos, nos acostumemos a fazer nossa a prece de Francisco de Assis, e seja ideal de nossa vida concretizá-la em todos os nossos atos do dia-a-dia:

                                     Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!
                                     para onde há ódio, que eu traga o amor
                                     para onde há ofensa, que eu traga o perdão
                                     para onde há discórdia, que eu traga a união
                                     para onde há erro, que traga a verdade
                                     para onde há dúvida, que eu traga a Fé
                                    para onde há desespero, que eu traga a esperança
                                    para onde há trevas, que eu traga a luz
                                    para onde há tristeza, que eu traga a alegria 

                                                        Ó Mestre, possa eu preferir
                                                        consolar, que ser consolado
                                                        compreender, que ser compreendido
                                                        amar, que ser amado

                                   porque sei
                                  que é dando que se recebe
                                  que é no auto-esquecimento que se pode encontrar
                                  é perdoando que se é perdoado
                                  é morrendo que se ressuscita para a Vida Eterna!
                                  Que assim seja! Amém!


                                                  **********************

Aroldo Teixeira de Almeida, professor aposentado do Quadro Próprio do Magistério Paranaense.

                                                   **********************
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário