sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

NATAL - A FESTA DO SOL



          Façamos uma pausa na desvairada ânsia de consumismo que nos sufoca a todos neste tempo, e lembremo-nos de que celebramos uma festa de aniversário, e esta festa e este aniversário transcendem todas as festas de aniversário que costumamos celebrar. É que este aniversário é o de Jesus de Nazaré, que veio a este mundo para trazer-nos a salvação querida por Deus , esperada ansiosamente e anunciada pelos profetas de Israel.
          É a festa do Natal. E natal é uma palavra derivada do latim, "natalis", que significa justamente dia de nascimento, ou terra natal, ou pátria, como também pode ser nome de homem, Natal.
          Para nós, cristãos, Natal não é somente uma festa profana, mas é a festa, em família, que celebra a vinda e a esperança de nossa salvação no Reino de Deus.
          A primeira festa de Natal de que temos notícia aconteceu em Roma, no ano de 336. Através de Santo Agostinho, sabemos que essa festa já era celebrada na África desde o século IV, como também na Espanha, por esse mesmo tempo.
          Teria Jesus nascido mesmo no dia 25 de dezembro? Impossível responder a essa pergunta, porque não há nenhum documento explícito que a confirme. Sabe-se, pela tradição constante entre os estudiosos, que a explicação mais provável é que a Igreja instalada em Roma quis suplantar a festa pagã do "natalis solis invicti" -  o nascimento do sol invencível  -  que se difundiu no século III em toda a ecumene greco-romana, para cultuar o deus sol.
          A História nos informa que foi o imperador Aureliano, por volta de 275, quem deu a esse culto a chancela oficial. Em pouco tempo o novo culto tornou-se um símbolo da luta pagã contra o Cristianismo. A comemoração principal do deus sol acontecia em 25 de dezembro. O culto era celebrado no solstício do inverno e representava a vitória anual do sol sobre as trevas.
           Na tentativa de purificar e suplantar essa celebração pagã, a Igreja nascente deu a ela um novo significado, baseando-se em uma rica temática da Bíblia  -  Lucas 1,78 e Efésios 5,8-4. Enquanto os pagãos romanos celebravam o nascimento do deus sol, a Igreja apresentava aos cristãos o nascimento do verdadeiro Sol, Jesus de Nazaré, que veio ao mundo para destruir a longa e tenebrosa noite do pecado.
           Deste modo, para nós, cristãos, celebrar o Natal é celebrar o Sol da Vida, que nos ilumina com Sua Graça salvadora e gratuita. O Natal seria então a luz de um novo tempo que deveria nascer em nosso coração e fazer moradia definitiva entre nós.
           É nos famosos sermões de Natal do Papa Leão Magno que encontramos estas palavras que deveriam fazer parte de nossas reflexões neste tempo:
           - "O Natal do Senhor não se apresenta a nós como lembrança do passado, mas devemos vê-lo no tempo presente. Fazemos memória do nascimento de Cristo em meio à nossa frágil humanidade. Natal não é a festa de uma idéia, mas é festa que celebra a nossa salvação. A festa do Natal, condignamente celebrada, é o ponto de partida para nossa salvação iniciada e realizada por Jesus de Nazaré."
           Natal não deveria ser essa festa do consumismo desvairado que quase nos sufoca. Natal é sim tempo de festa e de alegria, sim, mas é festa em que a comunidade cristã celebra o dom da vida eterna manifestada no nascimento de Jesus de Nazaré. Celebrar este nascimento é unir-se à Igreja espalhada por todo o mundo, que se une na Fé e na Esperança de um novo mundo, coroado pela Caridade fraterna, pelo Amor, que é o novo nome de Deus, na maravilhosa intuição do evangelista João.

                                                      ************************

            É nesta mensagem que se deseja a todos os eventuais leitores deste blog o convite para celebrarmos juntos, no silêncio interior e exterior da prece, a festa do  verdadeiro Sol da Vida, Jesus, o Cristo, que nos ilumina com seu amor salvífico.

                                                     *************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário