quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

QUIMIOTERAPIA POÉTICA



          Não sei se o benévolo leitor ama ou detesta poesia, poemas e similares. Eu gosto. Considero os poetas como seres etéreos, que nos conduzem, através de seus poemas, a mundos que nunca poderíamos conhecer de outra maneira, a não ser lendo e deliciando-nos com  as criações desses artistas, verdadeiros semi-deuses, como eu os considero.
          Na minha juventude - já lá vão bem uns sessenta anos - tive veleidades poéticas, e até arrisquei-me a publicar alguns versos de pés quebrados, coisa que agora não teria mais a coragem de fazer. Em todo caso, para uma ligeira quimioterapia mental, boto aqui em letra de forma algumas barbaridades  ("poéticas"?!),  para as quais peço a benevolência do eventual curioso...

                                         Enterrando talentos

                                  Não é mais apenas quem recebeu um só
                                  os que ganharam cinco e dez
                                  ao invés de trazerem dez e vinte
                                  aprenderam comodismo
                                  ou falsa prudência
                                  ou humildade falsa
                                  e estão chegando como partiram
                                  - sem frutos nas mãos -
                                                    
                                                        Não os chamemos ainda à prestação de contas
                                                        aguardemos alguns instantes
                                                        enquanto eu saio por aí
                                                        gritando
                                                        na tentativa de acordar meus irmãos

                                                ************************

                                  Esperança sem risco
                                  não é esperança
                                  esperança
                                  é crer na aventura do Amor
                                  jogar nos homens e nas mulheres
                                 pular no escuro
                                 confiando em Deus

                                              *************************

                                                          Da galheta cheia
                                                          nas mãos do sacerdote
                                                          uma só gota
                                                          foi chamada a participar
                                                          da Oferenda Divina
                                                          
                                Por que aquela e não outra?
                                Não vejo nada
                                não sei nada
                                me comove bastante
                                a placidez da água que sobra
                                que logo a seguir
                                lava
                                humilde e feliz
                                as minhas mãos de sacerdote

                                            ***************************

                                                           Senhor meu Deus
                                                           não há esbanjamento na Criação?
                                                           os frutos não compensam
                                                           o desperdício das sementes
                                                           as fontes espalham excessos de água
                                                           o sol derrama
                                                           dilúvios de luz

                                Que a Tua magnanimidade
                                me ensine a grandeza da alma
                                que a Tua magnificência
                                me livre de ser pequenino

                                                           Que Te vendo pródigo
                                                            - generoso e bom -
                                                            eu dê ao pobre sem contar
                                                            sem medir
                                                            como filho de Rei
                                                            como filho de Deus!

                                            *****************************

                                Vem, Senhor,
                                mas não sorrias dizendo
                                que sempre estás comigo
                                lembra-Te
                                que há milhões que não Te conhecem
                                e de que basta Te conhecer

                                                            De que adianta a Tua vinda
                                                            se para os que são Teus
                                                            a vida continua sempre igual?

                                Converte-me, Senhor!
                                desarruma a minha vida
                                que a Tua mensagem
                                se torne carne da minha carne
                                sangue de meu sangue
                                razão de ser de minha vida

                                                           Arranca-me do comodismo
                                                           da boa consciência
                                                           
                               Que a Tua mensagem
                                seja exigente
                                incômoda
                                pois só assim
                                terei uma paz profunda
                                uma paz diferente
                                a Tua paz!...

                                          *********************************

                                Guia a minha vida, Senhor
                                se Tu em pessoa
                                fortaleceres minha Fé
                                e me fizeres caminhar
                                em plena cerração de Curitiba
                                sem divisar meio palmo diante de mim

                                                             Mesmo que meus passos vacilem
                                                              faze com que o olhar
                                                              tranquilo
                                                              iluminado
                                                              seja testemunho vivo
                                                              de que Te levo comigo
                                                              e estou em paz

                              Desde a mais tenra idade
                              minha mãe me entregou a Ti

                                                               Já que sou teu                                                                                                                                           conduze este Teu servo
                                                              aos horizontes largos
                                                              de Teu amor

                             Ensina-me
                             a criar 
                             amplos horizontes interiores
                             preciosos
                             sobretudo se minha vida
                             se tornar
                             uma nesga de Teu Céu

                                                 ********************************


                                                         
                              
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário