segunda-feira, 22 de julho de 2013

SEMEAR É VERBO DIVINO



          Quem quer ajudar-me a semear sementes de Confiança?  Há tanta desconfiança, tanta cisma! E a desconfiança perturba, completamente, a visão. Se entro em uma sala, cheio de cisma, tudo interpreto mal: se as pessoas se calarem, fico achando que estavam falando mal de mim; se continuarem a falar, a rir, se eu andar desconfiado, ficarei achando que não ligaram à minha presença, ou estão zombando de mim...
         Ajudem-me a semear sementes de Confiança! Elas fazem uma falta imensa nos lugares de trabalho, nos lares, nos templos, nas Reuniões Internacionais...
        Quem me ajuda a semear sementes de Amor? Há Pais e Mães que, de tanto se chocarem com os filhos, correm o risco de ir caindo no desamor... Há Esposas e Esposos que  se  atritam tanto, que vão ficando dois indiferentes, quando não dois inimigos, morando sob o mesmo teto... Há parentes e vizinhos que brigam por nada... Há as tristes lutas em torno de inventários. Há, em muitos casos, mais do que frieza e falta de amor: há ódio. Há pessoas que se enchem de ódio, de travo, de amargura e que proclamam a impossibilidade de superar o desamor.
        Ajudem-me a semear sementes de Amor. Mas Amor não é semente que possa ser jogada de qualquer maneira. É importante, importantíssimo, preparar o terreno, para que as sementes de amor rebentem, viçosas...
        Quem me ajuda a semear sementes de Alegria? Muita gente não sabe: mas Alegria é virtude, e virtude importantíssima.
        São Francisco de Assis, que deu seu nome ao Papa que agora governa a nossa Igreja, costumava chamar a tristeza de doença do diabo... Claro que só se trata da má tristeza, filha do amor próprio ferido, da inveja, da ira...
        Tristeza que não é de modo algum, condenável, é a tristeza, cheia de esperança, de quem chora Lázaro, mas tem certeza de que ele vai ressuscitar, como nos descreve o Evangelho...
        Ajudem-me a semear sementes da Verdadeira Alegria. Alegria, confiança em Deus, nos homens e nas mulheres. Alegria, superação do egoísmo, compreensão da fraqueza, alargamento da capacidade de compreender e de amar...
        Jardineiros, muito cuidado com as sementes de Confiança, de Amor, de Alegria!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário