terça-feira, 12 de março de 2013

DESENCONTROS E QUESTIONAMENTOS


    Lendo o Evangelho de Marcos, vemos que os discípulos seguem Jesus com entusiasmo; no fundo, porém, não sabem ainda, com certeza, a quem estão seguindo. Eles imaginam uma coisa; mas, na realidade, Jesus é outra! Eles seguem Jesus, atraídos pela bondade da pessoa dEle e empurrados pelas suas próprias expectativas sobre o Reino e sobre o Messias.
      Aos poucos, vão percebendo que em Jesus existe algo que não bate bem com aquilo que eles pensavam e esperavam. No meio daquele entusiasmo inicial, aparece o desencontro, a crise, a dúvida.
    Refletindo sobre este fato, verificamos que com a gente sucede o mesmo. Depois que entramos na comunidade, num círculo bíblico, num sindicato, num partido político ou num movimento popular, depois do entusiasmo inicial que faz parecer tudo tão bonito e promissor, começamos a perceber que nem tudo é como imaginávamos que seria. 
      Descobrimos que nem todos pensam como nós. Verificamos que existem outros movimentos com idéias bem diferentes a respeito de Jesus: comunidades eclesiais de base, grupos de oração, carismáticos, neocatecúmanos, focolares, crentes sinceros ou fundamentalistas, tantos e tantos! 
     Todos são unânimes em dizer: - "Nós seguimos Jesus!" Mas que Jesus? Então Cristo está dividido? O Jesus dos outros nem sempre nos agrada. Às vezes nos vem até o pensamento: - "Coitado desse aí! Um dia ele vai perceber seu erro!"
     Sem darmos conta, já partimos do princípio de que o outro está errado. Quem tem que mudar é ele, e não eu! E de repente surge a dúvida no fundo de nossa alma: - "E se porventura o Jesus do outro for o verdadeiro Jesus, e o meu é falso? O que vou fazer?"
     Dúvidas e questionamentos vão entrando pela porta dos fundos. Como os Evangelhos nos testemunham com João Batista. Ele anunciava Jesus com grande entusiasmo. Mas depois, na prisão de Maqueronte, descobriu que Jesus era diferente do que ele tinha anunciado. Daí, a pergunta feita por ele: - "O Messias é o senhor, ou devemos esperar outro?"
     Como sempre acontece, no meio dos desencontros vão aparecendo nossos limites, defeitos e pecados. Mas por baixo de tudo permanece a pergunta: - "Quem é Jesus? Quem tem a imagem correta de Jesus? Como ser discípulo de Jesus?
    Algo semelhante estava acontecendo nas comunidades do tempo em que Marcos escrevia o seu Evangelho, como também já acontecera com os discípulos e multidões que acompanhavam Jesus pelas estradas da Palestina. Os primeiros sinais desse desencontro já aparecem logo no início, e vão aumentando na mesma medida em que Jesus se revela a eles.
     É o que vamos refletir na próxima postagem.

                                            ***************************************

                                                 Se eu pudesse
                                                 na hora mais dolorosa
                                                 do sepultamento de minha filha Raquel
                                                 quando a sua urna funerária
                                                era colocada túmulo a dentro
                                                eu faria com que
                                                voasse sobre os presentes
                                                uma revoada de andorinhas
                                                lembrando a sua ressurreição NA morte
                                               - como é a Fé que me mantém vivo até hoje -
                                               Oh! como seria bom
                                               Se eu pudesse!...

                                        *****************************************

                                               
                                                
                                    

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário