quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

AMÉM, SENHOR JESUS



                                                     "Ó Pai Nosso, se estás no Céu
                                                      e se santo é Teu nome
                                                      por que não é feita Tua vontade
                                                      assim na Terra como no Céu?

                                                      Por que não dás a todos
                                                      seu pão de cada dia?

                                                      Por que não perdoas meus erros
                                                      para que eu não precise fazer tantas queixas?

                                                      Por que, sendo Tu tão poderoso
                                                      no Céu e na Terra
                                                      permites que eu viva mergulhado no pecado?

                                                      Se estás mesmo no Céu, ó Pai Nosso, meu Pai,
                                                      por que não me livras de todos os meus males
                                                      
                                                      Para que eu então possa dizer do fundo de minha alma
                                                      Amém?"

                                       ****************************************

                        Gosto muito da palavra "Amém".
                        É uma palavra hebraica que possui a mesma raiz (mn) que as demais palavras hebraicas que significam Fé, Verdade, Segurança, Firmeza e Confiança.
                        Ter Fé, biblicamente, mais que aderir a verdades, implica um confiar-se filial a um sentido secreto e último da realidade. É poder dizer ao mundo, à vida, à totalidade do que existe um "Sim" e "Amém". Por isso que no oposto da Fé se encontra o medo e a incapacidade de entregar-se confiadamente a um "Maior" do que meu pobre ser.
                         E este "Maior", sentido secreto e último,  sentido dos Sentidos é decifrado como Deus, Pai de infinita bondade e amor. "Amém" significa então: "Assim seja". Com o "Amém" desejo reforçar, reafirmar e confirmar meu pedido, minha oração, meu voto de louvor a Deus.
                         Poder dizer "Amém" é o mesmo que poder confiar e estar seguro e certo de que tudo se encontra nas mãos do Pai; é já ter superado a desconfiança e o medo, apesar de tudo.
                        Quando rezo o "Pai Nosso" tenho consciência de que esta invocação encerra toda a trajetória minha e da comunidade humana em seu impulso para o Céu e em seu enraizamento na Terra. Nela se traduz o momento de luz e também o momento de trevas. E para ambos é que posso dizer "Sim" e "Amém". E o digo diante do perigo do mal, às solicitações das tentações, às ofensas recebidas e à busca onerosa do pão de cada dia, porque tenho a certeza de que Deus é Pai, estou consagrado ao Seu Nome que é santo, confio que Seu Reino vem e estou seguro de que Sua vontade se fará assim na Terra como no Céu.
                        A oração do "Pai Nosso"  começa na confiança com que ergo meu olhar ao Céu, de onde me poderá vir a minha libertação do Pecado e a certeza de que meu fim está  nas mãos misericordiosas de Deus-Pai.
                         O "Amém"no final do "Pai Nosso"  expressa a confiança que tem seu fundamento no próprio Jesus, que me ensinou esta sublime oração.  Ensinou-me também que Jesus assumiu todas as contradições de minha sinistra existência de pecador e a libertou total e graciosamente.
                         O apóstolo Paulo, em 2Cor 1,19 me diz com uma intuição profunda: -"Ele foi sempre Sim".
                         Tudo o que Deus prometeu a nós, humanos,  -  e o "Pai Nosso" elenca as promessas de Deus, aquelas para a Vida Eterna e aquelas para a vida terrena  -  são "Sim" em Jesus. Aliás, o evangelista João o diz apoditicamente:  - "Ele é o Amém".
                          Se Deus é o "Amém"  que coloco no término de minhas orações é porque tenho a seguríssima certeza de que serei sempre ouvido por Deus. Maior que a certeza de minhas necessidades levadas até Deus, é a certeza de minha confiança filial: Deus Pai me atendeu. Amém.

                                                                  ********************
                        


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário