domingo, 3 de janeiro de 2016

2016 COM JORGE BERGOGLIO = O NOSSO PAPA FRANCISCO



            Para este Ano Novo - 2016 - depois de um 2015 conturbado e difícil para a imensa maioria dos brasileiros  -  (culpa da Dilma???)  -  as palavras do Papa Francisco nos trazem esperança e inspiração.
            Na Missa da meia-noite, no Natal, o Papa pediu por "um comportamento sóbrio, simples, equilibrado e linear", fazendo referência  a uma sociedade "embriagada de consumo e de prazeres, de abundância e de luxo, de aparência e narcisismo".
            O Papa nos sugere a simplicidade como atitude primordial perante a vida.
            Já na primeira Missa de 2016, lembrando que 1º de janeiro é o "Dia Mundial da Paz", o Papa Francisco disse que apenas a misericórdia tem o poder de nos regenerar, para vencer a indiferença que impede a solidariedade. Durante a homilia, o Papa reforçou seu discurso pela Paz e pela Justiça Social, salientando que a injustiça e a violência ferem profundamente a humanidade.
            São palavras suas:
            - "Às vezes, nos perguntamos:  como é possível que perdure a opressão sobre homens e mulheres? Que a arrogância continue a humilhar os mais fracos, deixando-os às margens mais abandonadas do nosso mundo? Até quando a maldade humana semeará sobre a Terra a violência e o ódio, provocando vítimas inocentes? Como pode haver plenitude de vida em um tempo em que se coloca, diante de nossos olhos, multidões de homens, mulheres e crianças que fogem da guerra, da fome, da perseguição, dispostos a arriscar sua vida para ver respeitados seus direitos fundamentais?" 

                                                             ******************


            Que estas palavras do Papa Francisco penetrem em nossa mente e em nossos corações, incitando-nos  a que superemos o que ele chamou de "rio de miséria", por meio da "construção de um mundo mais justo e fraterno".

                                                            *******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário