sábado, 23 de janeiro de 2016

SER CRISTÃO - continuando...



      Um dos significados do "ser cristão":

       Seguir a Jesus Cristo, viver e morrer de maneira verdadeiramente humana no mundo de hoje  -  na alegria e na tristeza, na vida e na morte sustentada por Deus e prestativa a homens e mulheres.

                                                              *********************

        Por que ser cristão?
        Permita-me o benévolo leitor que eu responda de forma direta:
        Ser cristão para ser verdadeiramente homem e mulher. 
        E o que significa isto?
        Não ser cristão à custa do ser homem e do ser mulher.
        Mas também, acrescento:
        Não ser homem ou mulher à custa de ser cristão ou cristã.
        Nada de ser cristão ou cristã à custa do ser cristão ou cristã ao lado, acima ou abaixo do ser homem ou ser mulher. O cristão ou a cristã não deve ser um homem ou uma mulher, fracionados.
        O ser cristão não é, portanto, uma superestrutura ou subestrutura do humano, dos outros humanismos, pois estes apresentam algumas características:
         - são afirmados, na medida em que afirmam o humano;
         - são negados , na medida em que negam o ser cristão, o próprio Cristo;
         - são superdimensionados, na medida em o ser cristão pode abranger totalmente o humano e o tipicamente humano em toda a sua negatividade, e isto significa: os cristãos não são menos humanistas que todos os outros humanistas. Mas consideram o humano, o verdadeiramente humano, o homem e a mulher e seu Deus, a humanidade, a liberdade, a justiça, a vida, o amor, a paz, o sentido, a partir desse Jesus que para eles é a "norma concreta" - o Cristo.
        A partir dEle pretendem poder esposar não qualquer humanismo que, simplesmente afirme tudo o que é verdadeiramente bom, belo e humano. Mas um "humanismo" verdadeiramente "radical"  que possa integrar e levar a cabo também o "não-verdadeiro", o "não-bom", o "não-belo"  e o "não humano". Não só o que é positivo, mas também  -  e aqui se decide o valor do humanismo  - o negativo, o próprio sofrimento,  morte e absurdo.
       Em resumo:
       O seguimento de Jesus leva homem e mulher, também no mundo de hoje, não apenas a "agir", também a "sofrer", não apenas a "viver", mas também a "morrer" de modo verdadeiramente humano.
       Para eles ainda brilha um sentido até mesmo onde a "pura razão" deve capitular, até mesmo na miséria e culpa mais absurdas: porque também aqui  -  tanto no positivo como no negativo  -  eles se sabem "amparados por Deus".
       A Fé em Jesus Cristo traz o dom da paz com Deus e consigo mesmos, apesar de não apagar os problemas do mundo e da sociedade.
       Esta Fé torna homem e mulher verdadeiramente humanos, porque verdadeiramente co-irmãos, "prestimosos aos homens e mulheres; abertos sem restrição (no serviço, na renúncia, no perdão) justamente ao outro que dela necessita, ao "próximo".

                                                          *************************

Aroldo Teixeira de Almeida ´bacharel em Teologia Dogmática e Direito Canônico pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Capital paulista.
        

       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário