domingo, 17 de janeiro de 2016

QUEM É CRISTÃO?




            Quem é Cristão?
             E eu me atrevo a responder:
             Cristão não é simplesmente o homem  (e a mulher) que procura viver de maneira humana ou social ou mesmo religiosa. Cristão é antes, e tão-só, aquele (aquela) que procura viver sua humanidade, sociabilidade e religiosidade, a partir de Cristo Jesus.
            O que significa ser "humano"?
            Ser verdadeiramente humano, verdadeiramente homem, isto é, esforçar-se por ser homem individual e completo.
            Mais: isto também o pode o humanista secular, como seja alguém com formação clássica na linha de um cientista como Humboldt, ou existencialista da linha de Nietzsche ou Sartre, ou ainda o pesquisador positivista das ciências naturais, ou de um racionalista ateu.
            Sou forçado a admitir: todos estes podem ser autênticos humanistas, vivendo realmente como pessoas humanas. Mas nem por isso já são cristãos.
            O que significa ser "social"?
            Ser social é estar relacionado com a "societas",  a sociedade, isto é, estar voltado para as necessidades e esperanças dos companheiros de jornada, dos outros grupos humanos, da sociedade em geral, e engajar-se ativamente, com espírito mais ou menos combativo, em prol da justiça social.
            Mais: isto também o pode o secular engajado socialmente; isto o pode o reformador social liberal, bem como o revolucionário social marxista; isto o pode ser também um fascista espanhol, um democrata brasileiro, ou um representante da nova esquerda, europeu ou americano.
             Não posso negar: todos estes podem apresentar legítimas e urgentes reivindicações sociais. Mas nem por isso precisam ser cristãos.
             O que significa ser "religioso"?
             Significa estar religado com um Ser Absoluto: isto é, viver no horizonte de um sentido fundamental absoluto, orientado para algo que me interessa incondicionalmente.
             Mais: isto também o pode o árabe muçulmano, um budista, um judeu, ou simplesmente o homem comum, dotado de sentimentos religiosos e que procura responder por seus atos perante uma Instância Superior que obriga em consciência.
             Jamais nem Você nem eu poderíamos negar: todos estes acima citados podem ser autenticamente religiosos. Mas nem por isso precisam ser cristãos.
             Portanto, em que consiste o especificamente Cristão? O que faz do cristão um Cristão?
             É o que tentarei desenvolver no próximo blog. Agora, fico apenas nesta confissão sincera:
             Deus me deu, gratuitamente, a Graça de nascer numa família cristã católica, e eu, como cristão católico, devo procurar viver minha humanidade, minha sociabilidade e minha religiosidade a partir de Cristo Jesus, dentro da Igreja Católica, na qual vivo e nela espero morrer
             Procurar: nada mais e nada menos.

                                              ********************************
             
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário