terça-feira, 8 de abril de 2014

A VOZ DO POVO SERÁ A VOZ DE DEUS?!




          Barbosa Ferraz, pequena cidade do interior paranaense, foi onde, durante trinta anos, tive ali as minhas fontes, mas que um dia fui obrigado pelo fado implacável a deixá-las, e vir morar na cidade grande  -  Curitiba   - que eu desconfio que será o meu berço final...
          Não me esqueço, porém, de Barbosa Ferraz a "cidade dos crepúsculos maravilhosos" que, nos meus tempos de magistério, cheguei a cantá-la em prosa e verso...
          Pois é: certa ocasião, os três professores de Português que ali lecionavam  - era eu um deles  - resolvemos promover entre os alunos do Ginásio Estadual Machado de Assis um concurso sobre "Ditos e expressões populares", e tivemos a alegria de conseguir recolher mais de duzentos ditos entre os alunos, seus  pais e quem mais quisesse participar.
          Tenho ainda catalogada, em meu poder, uma batelada deles, a começar por este que me parece o meu preferido: "a medida de TER nunca enche".
          E é uma grande verdade  -  nunca ninguém acha que já tem demais ou mesmo que já tem bastante. É aí que acho que é o lugar de a gente comparar o TER com o SER. E até, para ser mais completa a comparação, valeria a pena uma aproximação: TER, SER e PARECER...
          Eis, prá começar, lá veio um dito que volta muito na cabeça de nosso Povo, e é o de que "a água só corre para o mar". Daí, lá veio a conclusão, fruto da sabedoria milenar do Povão: - "Só vem dinheiro prá quem já é rico, só vem felicidade prá quem já é feliz."
          Às vezes, a gente se engana. Há pessoas que chegam a causar inveja e, no entanto, só elas e Deus nosso Pai sabem o que sofrem e aguentam, mesmo porque "quem vê cara não vê coração..."
          Povão é cheio de sabedoria, e está sempre nos alertando contra o perigo de "querermos abarcar o Mundo com as pernas"...  Não que o Povo não entenda e não bata palmas para o esforço de conseguir o melhor, de subir na vida...
          E este aqui?  -"A vontade de ganhar tira o medo de perder..." 
          Só que este pensamento não anula o aviso urgente: - "Corda muito esticada se tora", - isto é, rebenta...
          Mas o Povo não se acomoda: - "A paciência vale mais do que a força bruta",  ou então:  - "Esperança é a última que morre".
          A verdade, verdadeira, é que a sabedoria popular se divide entre o pessimismo e o otimismo. Se, em certas horas, pensa que "a água só corre para o mar", também sustenta que "a Esperança e a Verdade vencem qualquer coração".
           Pode-se ter a impressão de que o pessimismo, muitas vezes consegue vencer aquilo que, em certas ocasiões, é fácil de entender:                                                                                                                 -                -"Amor, só de Deus e de Mãe". 
           - "Alegria de pobre é coceira".
           - "Além de derrubar, lá vem o coice".
           É bom saber que o Povo nunca esquece que:  - "A coisa melhor do Mundo é um dia atrás do outro, com uma noite no meio."
           O Povo sabe também que "Água mole em pedra dura bate até que fura" como também mais esta jóia: "Uma andorinha só não faz verão", ou, se Você quiser, esta aqui, com muita sabedoria:
            - "A educação é enfeite de rico e riqueza de pobre."
            E agora é a minha vez:
            Vocês, técnicos, professores, padres, pastores, nascidos aqui em Curitiba, ou longe daqui, na Argentina ou no Paquistão, em países ricos ou pobres: ao lidarem com o Povo, não se esqueçam um só instante que se Vocês têm muito o que ensinar  -- terão sempre muito que aprender com ele. O Povo pode não ter estudo, mas têm uma grande coisa: a Experiência!
            Porque vive aprendendo sempre na escola do Sofrimento e da Vida...

                                                   ***************************

O autor do texto é professor (aposentado) do Quadro Próprio do Magistério Paranaense, licenciado em Língua Portuguesa e Francesa.

                                                   ***************************
                                               

        
        
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário