sexta-feira, 23 de maio de 2014

CAMINHAR... SEMPRE CAMINHAR!



            Volto de novo ao meu tema preferido: Caminhar! Porque é muito bom caminhar...
            Caminhar é expressão tão profunda e tão bela, que não se aplica apenas à marcha que nossos pés realizam pelas ruas da cidade ou estrada a fora, pelos caminhos do mundo... Se caminhar fosse apenas isso, já seria muito. A verdade  é que eu, aposentado, já velhote,  não tendo nada de útil para fazer, gosto de andar ao léu, percorrer as ruas do bairro, quer estejam cheias de gente, ou quer estejam vazias ou quase vazias, por se tratar de alta noite ou de madrugada muito menina... Gosto de percorrer estradas, sobretudo quando há árvores, sombras, flores, às vezes até cantos de passarinhos...
           Hoje, sexta-feira, dia chuvoso e frio, estou pensando é nas caminhadas espirituais. Caminhar, sinônimo de não parar, não se acomodar, mas avançar, progredir, seguir em frente... Caminhar na Fé, na Esperança e no Amor. Caminhar na compreensão humana.
          Em lugar de apressar-me em julgar e condenar, entender, sempre mais, que cada criatura é única. Compreender que é, de fato, impossível julgar... 
          Caminhar na capacidade de ouvir. O tanto que falo! Até pelos cotovelos...  Como tenho dificuldade de dar a voz e a vez aos outros!
          Caminhar na capacidade de dialogar. E dialogar não é fazer de conta que se escuta os outros e já trazer as minhas conclusões decididas e prontas.
          Dialogar é pesar e prezar os argumentos válidos que me são apresentados. É saber vencer e saber perder.
          Melhor do que vencer, é conseguir unir-me com quem discuto, para que, juntos, eu e ele, ou eu e ela, consigamos ver mais dentro e ir mais longe, do que ficando isolados...
          Caminhar na compreensão da Natureza em que vivo: em lugar de rir de quem fala em ouvir o silêncio; em lugar de achar pueril e ridículo pretender ouvir as árvores, as águas, as estrelas; em lugar de achar perda de tempo, buscar entender o canto dos pássaros, o uivar dos cães, o ruído da chuva batendo no telhado...
         Saber que a Natureza tem vozes! Eu é que, na minha auto-suficiência, quase sempre não tenho as antenas necessárias para entender a voz das pedras, o farfalhar das árvores, o resmungo dos animais...
         Caminhar na paciência comigo mesmo. É orgulho ficar sem entender que, mesmo nos meus setenta e oito anos e com a carrada de experiências de vida que penso ter, isto não quer dizer que eu não deva deixar de lutar para não cair...Mas descobrir que sou fraco e pecador, diante de Deus e do homem e da mulher, meus irmãos.
         Por isso, caminhar na confiança de Deus e do próximo... É triste, na minha idade, viver por aí desconfiando de tudo e de todos.
         Caminhar: aproveitar a vida como dom gratuito recebido de Deus. Ganhar muitos companheiros de caminhada... Caminhar sem perder o rumo, sabendo que a meta final é a Casa do Pai de todos os pais!...

                                                        ***********************

        Continuando a "releitura"  do Príncipe dos poetas de Língua Portuguesa, Camões:

                                         No mundo, poucos anos e cansados, 
                                         Vivi, cheio de vil miséria dura: 
                                         Foi-me tão cedo a luz do dia, escura,
                                         que não vi muitos anos já passados.

                                                             Corri terras e mares apartados,
                                                             Buscando para a vida alguma cura;
                                                             Mas aquilo que, enfim, não quer Ventura, 
                                                             Não o alcançam esforços arriscados.
       
                                         Criou-me Portugal na verde e cara
                                         Pátria minha Alenquer; mas o ar corrupto
                                         Que neste meu humano corpo tinha, 

                                                             Me fez manjar prá ti, este mar bruto,
                                                             Que bates na Abissínia fera e avara,
                                                             Tão longe da ditosa Pátria minha!

                                                  **************************



   
       
         
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário