quinta-feira, 15 de maio de 2014

"VENHA A NÓS O VOSSO REINO"



            O problema da "Parusia" - (a vinda do Senhor no final dos tempos) - permanece o grande problema do Cristianismo. E é evidente, não se trata, absolutamente, em si, de um problema. O Reinado de Cristo já está estabelecido, porém, não definitivamente manifestado  -  permanecemos num tempo de desenvolvimento, de opção e de preparação.
            Permanecemos num tempo de decisão. O cristão é alguém, ou deveria ser, que "se decidiu"  pela "Parusia"; pela vinda, no fim dos tempos, do Reino.
            A vida do cristão é orientada por esta decisão. Sua existência tem sentido na medida em que a "Parusia" é, para ele, de importância crucial.
            No entanto, a "Parusia", me parece, acha-se indefinidamente adiada.
            Também isso não é um acaso. Deve ser tomado como fazendo parte do problema. A "Parusia", em si, não é problema. A demora da "Parusia" não é todo o problema. Essa demora faz surgir o problema.
            A solução, no meu modesto entender, é a seguinte:
            Como cristão, sou um homem que coloquei todas as minhas esperanças no Reinado de Cristo a ser definitivamente manifestado pela vitória final na hora da "Parusia" - e é a vitória final da vida sobre a morte.
            Tendo a "Parusia" sido "adiada", foi, por dois mil anos, deixada a homem e mulher a tarefa de construir para si mesmos uma espécie de reino, uma Cristandade cultural político-religiosa que, admito, não é tudo o que se teria esperado, mas que tem suas vantagens.
            Ora, para mim, a questão é esta: se a "Parusia"  significa o fim e a destruição dessa estrutura provisória, e mesmo seu julgamento, devo eu realmente desejar a "Parusia"?  Não deveria com toda a minha sinceridade rezar para que a "Parusia" continue sendo adiada indefinidamente?
            E, com  todo o poder que me é dado para mover a vontade de Deus, pela minha oração, não deveria eu, antes, tentar mudar o plano divino e não me preocupar mais com o assunto?
            Não deveria, talvez, considerar meu dever pedir ao Senhor que permita a nós, humanos, construir o Reino a nosso modo? Um Reino consistente com o que já vivemos? Um Reino de Deus ao mesmo tempo sagrado e encravado no mundo, e também colaborando no terreno político com o mundo?
            Aliás, isto já foi tentado uma vez. Foi no século VIII e atravessou a Idade Média. Foi uma boa tentativa, porém alguns pontos foram descuidados. Não se poderia assumir novamente uma posição que permitisse uma melhor tentativa? E para dessa vez ser uma tarefa bem sucedida?
            Assim, se está em realidade se decidindo contra a "Parusia". - "Venha a nós o Vosso Reino"  -  não, porém, agora. Não dessa maneira desoladora  -  mas no tempo e na maneira que melhor convier aos homens e mulheres deste nosso mundo...
           Com isso, o cristão aprendeu a orar contra a vinda do juízo final e por uma eternidade que é um prolongamento indefinido do tempo. Pois homens e mulheres precisam de tempo. Tempo para tentar o que se quis sempre e sempre de novo.
            E deixo uma sugestão para se emendar um pouco a oração que Cristo nos ensinou. Eliminar do "Pai Nosso" "Venha a nós o Vosso Reino",  e substituí-lo por "Precisamos de mais tempo!"

                                                           ****************

Aroldo Teixeira de Almeida é Professor Aposentado do Quadro Próprio do Magistério Paranaense e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo.

                                                            ****************

Continuando a releitura do Príncipe dos Poetas de Língua Portuguesa, Camões, na sua "Lírica":

                                                    Erros meus, má Fortuna, amor ardente
                                                    Em minha perdição se conjuraram;
                                                    Os erros e a Fortuna sobejaram,
                                                    Que para mim bastava amor somente.

                                                                             Tudo passei; mas tenho tão presente
                                                                             A grande dor das coisas que passaram,
                                                                             Que a magoadas iras me ensinaram
                                                                             A não querer já nunca ser contente.

                                                     Errei todo o discurso de meus anos,
                                                     Dei causa a que a Fortuna castigasse
                                                     As minhas mal fundadas esperanças.

                                                                             De amor não vi  senão breves enganos.
                                                                             Oh! quem tanto pudesse, que furtasse
                                                                             Este meu duro gênio de vinganças!

                                                                ************************
                             
                                                                                                                                 












                                                     


   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário