sábado, 17 de maio de 2014

CRISTO RESSUSCITADO, CAMINHO, VERDADE E VIDA.



          A pessoa de Cristo, hoje, impressiona e seduz muitos homens e mulheres do nosso tempo, especialmente os mais jovens, por tudo o que de humano transmite por Seu amor aos pobres, por Sua coerência, Sua tomada de posição levada até à morte, contra as pretensões do poder.
         Mas há o risco de que esse Cristo seja visto em perspectiva simplesmente humana, deixando para segundo plano ou mesmo recusando Sua divindade. Por isso, a fé na divindade de Jesus Cristo deve ser particularmente defendida e corroborada em nosso tempo.
         "Cristo não é apenas um homem, nem mesmo um homem de proporções gigantescas"  - escreveu um Seu entusiasta. De que me serviria um Deus despojado de Sua divindade, grandeza, poder, e reduzido à minha própria humanidade?
         Já tivemos muitos grandes homens que conseguiram até certo ponto influenciar o espírito humano e modificá-lo. Mas todos, uns mais outros menos, apresentaram suas limitações ideológicas e existenciais, teóricas e práticas.
         Houve entretanto um homem há dois mil anos que ainda hoje nos comove com sua "mensagem revolucionária", mas que, diversamente de todos os grandes homens  -  Buda, Confúcio, Maomé,  Marx,Francisco de Assis, Gandhi, Martin Luther King  -,  não disse; "sou um profeta" , "sou um teórico", "sou um reformador", "sou um contestador", "sou um revolucionário",( mesmo que o tenha sido).  Ele disse simplesmente:  -"Eu sou o caminho, a verdade, a vida".
         Cristo é o caminho: não há outras vias para atingir a Deus e para chegar à plena realidade do homem e da mulher.
         Cristo é a verdade na confusão ruidosa das mil verdades que só duram um dia. Ele permanece como o termo último de todas as verdades.
         Cristo é a vida: todos os esforços de homem e de mulher para vencerem as barreiras da morte só conseguem retardar por um momento o terrível encontro com nosso Deus, Senhor e Juiz.
         Só Cristo destrói essa barreira e nos abre as portas para uma vida sem fim, em plenitude total na Casa de Seu Pai e Pai de todos os pais.
         Jesus Cristo ressuscitado é o nosso caminho, nossa verdade, nossa vida.
         A Ele, a honra e a glória por todos os séculos dos séculos. Amém

                                               ****************************

Prosseguindo na releitura  "do Príncipe da Literatura de Língua Portuguesa", Camões:


                                                  Num tão alto lugar, de tanto preço,
                                                  Este meu pensamento posto vejo, 
                                                  Que desfalece nele inda o desejo,
                                                  Vendo quanto por mim o desmereço.

                                                                         Quando esta tal baixeza em mim conheço,
                                                                         Acho que cuidar nele é grão despejo,
                                                                        E que morrer por ele me é sobejo, 
                                                                        E mor bem para mim do que mereço.

                                                   O mais que natural merecimento
                                                  De quem me causa um mal tão duro e forte,
                                                  O faz que vá crescendo de  hora em hora,

                                                  Mas eu não deixarei meu pensamento
                                                  Porque, inda que este mal me cause a morte,                                  
                                                  "Un bel morir tutta la vita onora,"                  


                                           **********************************
                                                                        

                                           
    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário