terça-feira, 25 de outubro de 2016

BREVE MEDITAÇÃO SOBRE A FÉ


            Se quase já não há mais cristandade como em séculos passados, em compensação há cristãos. E cristãos escolhidos, conscientes, que preparam o futuro em segredo.  Que os haja em todas as nossas comunidades, cristãos fervorosos, atuantes,   levando uma vida espiritual e fraterna, mais rigorosa que a de nossos antecessores, é já uma esperança e  uma alegria.
            Quanto mais no plano dos conjuntos  institucionais, a apostasia parece planetária, no plano das comunidades populares, como nas comunidades eclesiais de base, a Fé se mostra viva e atuante. Graças sejam dadas a Deus porque, verdadeiramente, é um milagre: o milagre da Fé.
            Dediquemos alguns instantes desta manhã para uma ligeira meditação sobre a Fé.
            A Fé é sempre um caminho a percorrer e uma conquista a realizar no dia a dia do cristão.
            A Fé é sobrenatural, livre e racional.
            É sobrenatural porque, no começo, no  meio e no fim, é sempre o apelo de Deus que solicita homem e mulher, os ampara e os faz chegar à Fé.
            É livre, porque, sem o consentimento  da vontade, nem todo o oceano da divindade conseguiria  abrir as portas de nosso tabernáculo interior.
            Enfim, é racional porque, no começo, no meio e no fim, o ato de Fé é uma atividade eminentemente digna da inteligência humana.
            A primeira responsabilidade de um homem e de uma mulher de Fé consiste em  fazerem de sua Fé  uma parte importantíssima da vida, não para discuti-la, mas para vivê-la em todos os instantes do seu dia - a dia.
           A Fé, para ser viva e atuante, necessita de uma contínua atualização, pois somente assim deixa de ser algo abstrato, para converter-se em experiência pessoal e efetiva.
           O homem de Fé e o homem ateu não habitam mundos diferentes: simplesmente habitam de maneira diferente um só e o mesmo mundo.
          Ambos vivem a mesma vida concedida a eles por Deus, só que a vivem de modo diferente.
          E é muito importante esta verdade:
          A Fé, sobrenatural, racional e livre, amadurece no dia-a-dia do silêncio e da oração.

                                                    ************************

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário