quinta-feira, 13 de abril de 2017

CRISTO, O CORDEIRO PASCAL



            "O Cordeiro Pascal Jesus Cristo, imolado na cruz, libertou-nos da morte para a vida!"

             "Muitíssimas coisas foram preditas pelos profetas sobre o mistério da Páscoa, que é Cristo, "a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém". Palavras do Apóstolo Paulo, que leio em Gálatas, 1,5."
              O Senhor Jesus Cristo desceu  dos céus à Terra para curar a enfermidade de homem e mulher, maculados pelo pecado e condenados à perdição eterna, não fosse a misericórdia gratuita de Deus. Revestido da nossa natureza no seio da Virgem Maria,  Jesus Se fez homem, tomou sobre Si os sofrimentos do homem num corpo humano sujeito ao sofrimento e à morte. Seu espírito, que não pode morrer, fez morrer a morte homicida.
            Foi levado à cruz como cordeiro pascal e morto como ovelha, libertou homem e mulher das seduções do mundo e do pecado, como outrora tirou os israelitas da escravidão no Egito, como salvou-nos da escravidão do demônio, como outrora salvara o povo eleito das mãos do faraó, marcando nossas almas com o sinal de Seu espírito e nossos corpos com o Seu sangue redentor.
            Jesus venceu a morte e confundiu o demônio, como outrora Moisés ao faraó. Foi Ele que destruiu a iniquidade e condenou a injustiça à esterilidade, como Moisés no Egito.
            Foi Jesus que nos fez passar da escravidão do pecado para a liberdade, das trevas para a luz, da morte para a vida,  da tirania para o reino sem fim, e fez de nós um sacerdócio novo, um povo eleito para sempre. Foi Jesus a Páscoa da nossa salvação eterna.
            Foi Ele que tomou sobre Si os sofrimentos de muitos: foi morto em Abel, vendido em José, amarrado de pés e mãos em Isaac, exilado de Sua terra em Jacó, exposto em Moisés infante, sacrificado no cordeiro pascal, perseguido em Davi e ultrajado nos profetas.
            Foi Ele que Se encarnou no seio da Virgem Maria, foi traído por um amigo,  suspenso na cruz, sepultado na terra fria, mas, sustentado por Deus, ressuscitado dos mortos pelo Pai, e subiu ao mais alto dos céus.
            Foi Ele o cordeiro que não abriu a boca, o cordeiro imolado, nascido de Maria, foi Ele a ovelha retirada do rebanho, levada ao matadouro, imolada à tarde e sepultada perto da noite. Ao ser crucificado, não lhe quebraram osso algum, e ao ser sepultado, não experimentou a corrupção do corpo; mas ressuscitado dos mortos, ressuscitou também a humanidade das profundezas do sepulcro.

                                                  ***************************

Da Liturgia das Horas, da quinta-feira santa:

                                                 Todos os homens e mulheres pecaram
                                                 e carecem da glória de Deus
                                                 sendo justificados, de graça,
                                                 mediante a libertação
                                                 realizada por meio de Cristo,
                                                 Deus destinou que Cristo fosse, por Seu sangue,
                                                 a vítima da propiação
                                                 pela Fé
                                                 que recebemos nEle mesmo.
                                                 Eis aqui o Cordeiro de Deus,
                                                 o que tira o pecado do mundo

                                               *****************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário