domingo, 9 de abril de 2017

LIGEIRA MEDITAÇÃO SOBRE O DOMINGO DE RAMOS


           "Bendito o que vem em nome do Senhor!"
           Vinde comigo, benévolos leitores, subamos juntos ao monte das Oliveiras e corramos ao encontro de Cristo, que volta da aldeia de Betânia onde estava com o amigo Lázaro e suas irmãs,  e Se encaminha voluntariamente para aquela venerável e santa Paixão, a fim de realizar o mistério de nossa salvação.
            Caminha o Senhor Jesus livremente para Jerusalém, Ele que desceu do Céu por nossa causa - prostrados que estávamos por terra - para elevar-nos consigo "bem acima de toda autoridade, poder, potência e soberania, ou qualquer título que se possa mencionar (Ef 1,21), como lemos na Bíblia Sagrada.
            O Senhor vem, mas não rodeado de pompa, como se fosse conquistar a glória. Ele não discutirá, diz-nos a Escritura, e ninguém ouvirá Sua voz (Mt 12,19). Pelo contrário, vem manso e humilde, e Se apresentará com vestes pobres e aparência modesta.
            Acompanhemos o Senhor, que corre apressadamente para a Sua Paixão, e imitemos os que foram ao Seu encontro. Não para estendermos à sua frente, no caminho, ramos de oliveira ou de palma, tapetes ou mantos, mas para nós mesmos nos prostrarmos a Seus pés, com humildade e retidão de espírito, a fim de recebermos o Verbo de Deus que Se aproxima, e acolhermos Aquele Deus que lugar algum pode conter.
            Alegra-Se Jesus, porque deste modo nos mostra a Sua mansidão e humildade, e Se eleva, por assim dizer, sobre o ocaso de nossa infinita pequenez. Ele veio ao nosso encontro e conviveu conosco, tornando-Se um de nós, para nos elevar e nos reconduzir a Si.
            Portanto, em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de folhagens que alegram nosso olhar por pouco tempo, mas perdem depressa o seu verdor, prostremo-nos aos pés de Cristo. Revestidos de Sua Graça, ou melhor, revestidos dEle próprio, - vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo  (Gl 3,27) - prostremo-nos a Seus pés como se fôssemos mantos e palmas estendidos diante dEle.
           Antes, éramos como escarlate por causa de nossos pecados, mas hoje purificados pelo Batismo da salvação, nos tornamos brancos como a neve. Por conseguinte, não ofereçamos mais ao vencedor do pecado e da morte, ramos e palmas, porém o prêmio de Sua vitória, que é nossa alma redimida.
            Agitando à Sua passagem ramos espirituais de nossa conversão, O aclamemos todos os dias, dizendo estas mesmas palavras com que Ele foi saudado pelos Seus seguidores:
            - "Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel."
                                               ******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário