quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

UMA DESCOBERTA MARAVILHOSA



            Abrindo meu primeiro texto neste ano de 2017, aproveito o ensejo para cumprimentar os corajosos leitores deste modesto blog, desejando-lhes um venturoso ano de 2017, com a realização efetiva de seus mais nobres desejos.
            Minha acendrada decisão, em todo tempo, é procurar transmitir, em rápidos termos, a descoberta maravilhosa, que detecto em todos os recantos da Terra, através da mídia escrita, falada e televisada, dentro de todas as raças, todas as línguas, todas as religiões, todas as ideologias, que há criaturas que nasceram para dedicar-se, para gastar-se ao serviço do próximo, dispostas a não medir sacrifícios para ajudar de verdade e enfim a construir um mundo mais justo e mais humano.
            Sei muito bem que se tratam de criaturas ligadas ao meio em que se acham inseridas, mas que se sentem membros da Família Humana, a ponto de encararem como irmãos e irmãs, homens e mulheres de todas as latitudes e longitudes, de todos os climas, de todos os tamanhos, de todas as cores, de todos os graus de riqueza e de miséria, de todas as diferentes manifestações de cultura...
            Tentemos juntos, eu e Você, que me dá o imenso júbilo de tê-lo como leitor, com o máximo possível de boa vontade, atingir o essencial desta minha primeira mensagem deste ano que se inicia, que só terá êxito se for acolhida como própria e traduzida nas próprias categorias  e na própria linguagem por todos e cada uma das assim ditas minorias, cuja vocação é doar-se em favor de seus irmãos...
            Sou um velhote já sentindo no corpo o peso e as debilidades de quem carrega no lombo oitenta e um anos de existência, um brasileiro nascido em Minas Gerais, "exilado" neste fabuloso Paraná, um ocidental, um latino-americano, um cristão católico, pela Graça de Deus...
             Nos textos que publico esporadicamente neste blog, não tento forçar meu pensamento, nem minha linguagem. Que cada um dos meus eventuais leitores, ao invés de irritar-se lendo a frequente alusão a Deus (se não crê em Deus), ou a Cristo (se não é cristão), peço que traduza em termos do seu próprio esquema interior, as verdades que não são criações de minha fantasia pessoal, mas realidades vividas em comum pelos que pertencemos à mesma família espiritual.
             De coração aberto, tento dizer como vejo essas minorias a que pareço pertencer, a dos "cristãos anônimos", porque me parece, mesmo assim, que temos tarefas decisivas a desempenhar para a aproximação de homens e mulheres na construção efetiva da paz em nossas comunidades através da Justiça e do Amor.
               Que o nascituro ano de 2017, apesar dos percalços por que passa o Brasil, consiga tornar efetivamente realizados todos os nossos mais acendrados desejos, pela felicidade nossa e de nossos irmãos de jornada, chegando todos, ao fim e ao termo, à comunhão de todos no acolhimento dos dons de Deus recebidos no ano que passou, e na fecunda participação de todos na consecução de uma ordem social fundamentada no amor ao próximo, sem distinção de raça, de cor, de idade, ou de condição social, já que todos nós somos irmãos em Cristo Jesus.
               Paz e Bem!

                                                     ******************************

                                                            **********************

Um comentário: