segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

INTERMEZZO - A FÉ DO CRISTÃO



            Estou ainda curtindo os cumprimentos de parentes e amigos,   que recebi  pela passagem de meus sofridos e vividos 81 anos de idade, no dia de ontem. Agradeço a todos quantos se lembraram deste "ancião" que, conforme diagnóstico de meu geriatra, o doutor Katter, chegará com tranquilidade além dos noventa, ainda lépido e pronto para o que der e vier...
           Feito este preâmbulo informativo, entro no meu tema de hoje, que necessita de alguns toques de Teologia...

           
                                                 ********************


           - Se quase já não há mais Cristandade como em séculos passados, de muita Fé, em compensação há cristãos, cristãos escolhidos, conscientes, que preparam o futuro em segredo. Que os haja em todas as nossas comunidades, cristãos fervorosos e atuantes, levando uma vivência espiritual mais rigorosa que a dos nossos antecessores na Fé, é já uma esperança e uma alegria.
              -  Quanto mais no plano dos conjuntos políticos e institucionais a apostasia parece planetária, no plano das comunidades populares eclesiais a Fé se mostra viva e atuante. Graças lhe sejam dadas, porque verdadeiramente é um milagre só devido à providência de Deus.
             - A Fé será sempre um caminho a percorrer e uma conquista a realizar-se no dia-a-dia do cristão consciente de suas obrigações para com Deus, na Igreja.
             - A Fé é sobrenatural, livre e racional. É sobrenatural porque, no começo, no meio e no fim, é sempre o apelo de Deus que solicita homem e mulher, os ampara e os faz chegarem à Fé. É livre porque, sem o consentimento da vontade, nem todo o oceano da divindade conseguiria abrir as portas do nosso tabernáculo interior. Enfim, é racional, porque no começo, no meio e no fim, o ato de Fé é uma atividade eminentemente digna da inteligência humana.
            - A primeira responsabilidade de um homem e de uma mulher de Fé é fazerem dela uma parte  fundamental da vida, não a discutindo, mas a vivendo conscientemente.
            - A Fé, para ser viva, necessita de uma contínua atualização, pois somente assim  deixa de ser teoria abstrata, para se converter em experiência efetiva.
            - O homem e a mulher de Fé, como também o ateu, não habitam mundos diferentes; simplesmente habitam de maneira diferente um só e o mesmo mundo. Ambos vivem a mesma vida, só que a vivem também de modo diferente.
             - A Fé autêntica, sem veleidades passageiras, amadurece no silêncio e na oração.


                                              *********************
       

          

          

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário