sábado, 17 de setembro de 2011

UM DEPOIMENTO PESSOAL


]    A morte recente de minha filha Raquel provocou-me uma perigosa depressão, e eu só consegui em parte livrar-me dela pela oração, pelo estudo e pelas constantes leituras, mas considerei que isto não seria ainda suficiente  para a volta à normalidade. Veio-me então a idéia de que escrever, libertar-me de minhas angústias através do diálogo com eventuais e compreensivos leitores me faria muito bem, e é o que tento realizar agora.
    Comecei a escrever semanalmente num blog de um competente ex-aluno meu em Barbosa Ferraz, cidade em que residi e lecionei por trinta anos ininterruptos. Esse blog, porém, era mais de cunho político, e eu me senti desambientado nele com meus textos em temática bíblica e teológica. Então decidi procurar outro.
    Antes de começar a colaborar com o Blog da Vida Eterna, editado por meu filho Carlos, pesquisei quase uma centena de blogs tanto evangélicos quanto católicos, e foi difícil encontrar um que satisfizesse minhas convicções religiosas ( = "cristão anônimo", como diria o renomado teólogo Karl Rahner). A maioria deles, os evangélicos, trazia mensagens de um sectarismo rançoso e ultrapassado, centrado no ataque ao espiritismo e ao sexismo; nas querelas estéreis entre arminianos e calvinistas, ou entre pentecostais e neopentecostais; nas refutações apologéticas às doutrinas contrárias à Bíblia; numa leitura bíblica fundamentalista e ao pé da letra, o que não condiz mais com a exegese moderna e sua constante investigação e abertura para novas perspectivas interpretativas.
    De sua parte, os blogs católicos não me animaram, quase sempre por defenderem posições tradicionalistas e completamente superadas pelas grandes reformas e transformações profundas realizadas no catolicismo pelo Concílio Vaticano II, que incorporou em suas decisões, de maneira muito positiva e revolucionária, várias exigências feitas por Lutero, por ocasião da Reforma Protestante.
    A bem da verdade, sou forçado a dizer que as decisões do Vaticano II foram muito além da reforma protestante que, no meu entender, não atingiu plenamente seus objetivos, e hoje, em vários aspectos, na confissão de muitos de seus líderes, parece pior que a Igreja Católica daquela época. Entre outras coisas, pela carência de um magistério central e, por professar a doutrina do livre exame na leitura da Bíblia, com uma pretensa e duvidosa assistência do Espírito Santo, propiciou a proliferação exacerbada de seitas de todos os matizes doutrinários.
    Tais seitas, algumas calcadas na busca de prosélitos através de uma pregação com ênfase em milagres, curas, sessões de exorcismo, ou procurando primordialmente vantagens financeiras, chegaram a transformar seus templos em verdadeiros supermercados da fé. Outras, deixando de lado a preocupação com uma autêntica evangelização fundada em sadia exegese das Sagradas Escrituras, partiram, nas suas pregações públicas no rádio e na televisão madrugadas a dentro, para um biblicismo e uma bibliolatria que mais confunde do que orienta os fiéis.
    Em meus textos no Blog da Vida Eterna, e agora neste, procuro mostrar um ecumenismo positivo, que me parece constituir o grande anseio de uma parte ponderável da ecumene cristã nos dias de hoje.
Com efeito, nestes nossos tempos de globalização, de abertura de fronteiras e de intercâmbios internacionais em vários setores da atividade humana, há também um clamor em várias confissões religiosas, englobando a Igreja Católicas, a Luterana, a Anglicana, a Ortodoxa, a Copta e outras, para o fim do sectarismo, das disputas apologéticas, dos confrontos doutrinários e de preconceitos de parte a parte.
    Neste contexto, a Igreja Católica, a Ortodoxa e as igrejas tradicionais da Reforma já vêm dialogando há tempos em vista de um Credo comum (respeitada a identidade específica de cada confissão), e a uma atuação  evangelizadora conjunta calcada apenas na difusão da Palavra de Deus.
    É sobejamente sabido que as confissões minoritárias evangélicas (como as centenas existentes no Brasil)  não vêem com bons olhos o ecumenismo, por muitos e variados motivos. Mas se todas as confissões religiosas cristãs têm o Senhor Jesus como meta de suas pregações, como único mediador da salvação querida por Deus, como aquele que revelou o verdadeiro rosto de Deus misericordioso e Pai, não seria mais do que justo que se termine com as querelas e dissensões sectárias, e se caminhe para uma atmosfera de paz, de colaboração mútua e de compartilhamento em todos os setores em que interagem as mais diversas confissões?
    Este é o meu ponto de vista, certamente contestável por muitos e sujeito a sérias críticas, mas fundamentado em muito estudo e constante reflexão sob a guia dos mais renomados teólogos e exegetas  da atualidade. Neste sentido é que tenho colaborado com o Blog da Vida Eterna e agora criado o meu próprio, o "bloqdomestre.blogspost.com/",
    Uma verdade faço qustão de salientar: sinto-me bem melhor psiquicamente, quase livre totalmente da depressão, tomei gosto por escrever e dialogar com eventuais leitores, o que para mim tem sido uma libertação de meus demônios e uma eficiente catarse.
    Fica aqui este meu depoimento pessoal, à espera da crítica sincera e construtiva, que me propiciará uma eventual correção de rumos e um melhor e mais duradouro compromisso com a verdade, que é o que realmente me importa.


4 comentários:

  1. No penúltimo parágrafo faltou o "e" de questão.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. PROFESSOR...Gostaria muito que quando tivesses um tempinho, lesses minhas mensagens(simples, de palavras simples)e falasse um pouco delas prá mim.
    Te adicionei no msn.
    Ficarei grata se me aceitar como amiga e aluna.
    Um grande abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Clélia:
      Agradeço-lhe mais uma vez sua gentileza em acessar meu blogo. Fico feliz também em tê-la como amiga, e nada de aluna, pois assino Professor Aroldo, porque fui de fato professor durante trinta anos. Hoje, aposentado, vivo para prantear minha filha Raquel, recentemente falecida, e cuidar de sua filha Isabela, 14 anos, da qual assumi legalmente a guarda.
      Já identifiquei seu blog, mas não tive ainda oportunidade para ler seus textos, mas lhe prometo que a partir de amanhã espero tomar contato com eles, pois dialogando é que nos tornaremos cada vez mais irmãos em Deus, que realmente o principal.
      Cordialmente, Aroldo.

      Excluir
  3. Professor você está no rumo certo, tem que partilhar sua sabedoria de vida com as pessoas, tem que ensinar muita coisa,tem que partilhar suas aventuras passadas, tem que tomar fôlego de vida para avançar na vida com sua neta, o qual é responsável pela felicidade dela, sim, se você estiver feliz ela também estará, vida com ela, agarre-se na força dela, esteja com ela, participando de sua vida, vá passear com ela, vá ao cinema, ao teatro, enfim faça tudo o que antes não tinha tempo de fazer. Sorria mais, seja feliz, é assim que a mãe Raquel quer que estejas para que a filha também fique feliz, a melancolia contagia e a felicidade também, fique com a felicidade, embarque nela com sua Isabela, ela está na flor da idade, faça com ela programas que não pode fazer com a mãe, pois você trabalhava muito e lia vorazmente.
    Papai do Céu esteja com você a todo instante, te dando muito amor. Papai nos criou para sermos felizes.

    ResponderExcluir