domingo, 16 de junho de 2013

GESTOS QUE DESPERTAM...


          Há gestos que despertam, que levam a refletir, que marcam a nossa vida.
          Há gestos que valem como um programa de vida: erguer um candeeiro para que um visitante não perca o equilíbrio na escada, para afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho...
          É, também, muito belo o gesto de acender um lampião, ou uma vela, ou simplesmente acender  o fogo, (não o fogo de incêndios, mas o fogo humilde e bom que vai cozinhar nossos alimentos).
         O gesto de regar nossas plantas no jardim é também muito salutar e expressivo. Isto me leva, também, a considerar como é necessário difundir o gesto de lembrar aos Amigos, de modo especial, aos Namorados, aos Noivos e aos Esposos, que o amor é plantinha tenra e frágil, que precisa ser regada sempre...
       Subir e descer! Que é que têm estes gestos, de importante? Na minha modesta opinião, trata-se de dois gestos que me levam a pensar, e de modo muito simples, que são profundamente humanos: Subir, sem entontecer; sem julgar-se acima dos outros, nem melhor do que ninguém... Se descer, recordar sempre da grande e definitiva Descida, a do Senhor Jesus Cristo, que desceu até a planície do ser humano, para fazê-lo subir até às alturas de Deus!
        Mas descer, que seja de coração alegre e leve, para ficar mais perto dos Pequenos e Humildes, descer a serviço dos pobres, dos desamparados, dos que sofrem no seu corpo e principalmente na sua alma!
       Você, meu cordial leitor deste blog, quer gesto mais expressivos do que estes? - despertar de manhã cedo, abrir os olhos para o mundo, vê-los encherem-se de luz - é o início de um novo dia, lembrança viva daquele dia primordial, do início da Criação...
      O gesto de adormecer, de dormir, de perder contato com a vida consciente, mergulhar no torpor do sono: lembrança perfeita da morte, meditação oportuna, como me diz Dom Hélder Câmara, sobre "o grande sono do qual me despertarei apenas no dia glorioso da Ressurreição..."
       Para que gesto mais expressivo do que caminhar, aliás, o gesto mais apreciado por mim nas minhas manhãs de velhote aposentado? E, principalmente, lembrando-me de caminhar progredindo na compreensão, na Fé, na Esperança, no Amor a Deus e ao Próximo!
       Outro gesto maravilhoso, o de abraçar. Sempre achei que abraçar é um gesto muito lindo. Abraçar é o contrário de separar. Abraçar é unir, neste nosso mundo em que há tantos desencontros, tanta desunião: entre Esposos, entre Pais e Filhos, entre Irmãos, entre Vizinhos, entre Patrões e Empregados, entre Países, entre os Mundos...
       Outro gesto, que minha família, muitas vezes, acha que há exagero de minha parte: o gesto de Ler. Eu me defendo, mostrando que não leio só as letras, as sílabas, as palavras e as frases: gosto de ler a Natureza. Gosto de aprender a entendê-la. Saber interpretá-la. Descobrir o Criador de todas as coisas, através de Suas criaturas!
        E voar? Este gesto foi sempre um sonho para a Humanidade. Sonho hoje em plena realização. Homem e mulher já não se contentam em voar de cidade a cidade, de país a país, de continente a continente: partiu para os mais distantes planetas, através dos vôos espaciais...
     Para Você, leitor deste meu blog, e para mim, que somos cristãos, quando começamos a refletir no simbolismo de cada atitude e de cada gesto, notamos que o Universo inteiro vira um grande Sacramento, no sentido de algo visível, de tangível, de audível, que nos leva até ao Criador e Pai de todos os pais.
       E não é verdade que cada gesto é capaz de possuir uma quinta dimensão? Capaz de  levar-nos  além do espaço e do tempo, de chegar até Deus, e mergulhar-nos na Eternidade?...
        
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário