terça-feira, 4 de junho de 2013

JESUS E O MILAGRE DA FÉ


      Os pesquisadores da fenomenologia religiosa, nas suas análises, chegaram à conclusão de que não há mais cristandade. Eu cá da minha insignificância, neste blog, afirmo que, se "quase"  não há mais cristandade, em compensação há cristãos. E cristãos escolhidos, que preparam o futuro em segredo.
      Fui professor durante trinta anos, convivi muito com os jovens, principalmente universitários em Ribeirão Preto, em Aparecida, Campinas e São Paulo, e posso dizer por experiência própria que, em cada uma das nossas aulas de humanidades, em cada um dos nossos auditórios universitários, há crentes fervorosos, levando uma vida espiritual infinitamente mais rigorosa que muitos de nossos antecessores na Fé.
      Isto para mim foi sempre uma esperança e uma alegria. Quanto mais, no plano das estruturas sociais, a apostasia parece planetária, ainda bem que no plano das assim ditas "elites", a vida de Fé  se mostra viva. Graças lhe sejam dadas. Porque verdadeiramente estamos na presença de um milagre. O milagre da Fé.
    Há também atualmente (e creio que o carisma do Papa Francisco vai ter grande peso neste fato auspicioso), um intenso movimento espiritual na Igreja: liturgia, Bíblia, estudo dos Padres da Igreja, pastoral, arte, e agora os grandes encontros da juventude. Tudo isso palpita, vive, se torna busca em todos os setores.
    Começa-se a ver as linhas de força. Uma vez desencadeado o movimento, a velocidade só tende a crescer. Mau grado as aparências, é porque a Fé progride em profundidade. Os livros, os jornais e revistas, o cinema, a televisão, o rádio e o teatro, cada vez mais se vão interessando pelos problemas  espirituais. E não começa apenas na mídia, mas principalmente nas almas.
    O texto bíblico nos diz que o Pentecostes não atingiu mais de vinte discípulos de Cristo, e contudo incendiou o mundo. É verdade que pouco a pouco. Mas afirmo sem medo de errar que um novo pentecostes, derivado do primeiro, está sem nenhuma dúvida em ação no mundo. É com paciência, com tenacidade, com Fé e Esperança, que as comunidades cristãs verão um dia, não o triunfo visível da Igreja, mas o seu aumento em profundidade no universo imenso dos fiéis.
     Por que? perguntarão os céticos. E o profeta do século XX, Bernanos, responderia com plena convicção: _ "Porque tudo é Graça". E a Graça de Deus revela um mundo de tal esplendor, que necessitamos de ser um tanto sacudidos em nossos hábitos confortáveis para a conhecer como ela é; para saber que  ela é Jesus Cristo!
        Disse linhas atrás que fui professor durante trintas anos, no interior do Paraná. Penso, hoje, em muitos dos meus alunos, cuja intensa vida cristã tive oportunidade de conhecer. E tenho medo deste mundo em que estão vivendo, mundo tão mau que meu escritor predileto, o inglês Graham Greene, dizia, desesperançado, não sei se com ou sem razão: - "Que mundo é este nosso, para que tão belas qualidades nele se percam?"
        Que esses cristãos que eu conheci e conheço, e os que não conheço mas adivinho, saibam que o seu testemunho vivido é necessário para os mais velhos, como eu. Saibam eles que a frase do grrande pensador cristão, e francês dos bons, Pèguy, permanece verdadeira: - "Nada se fará senão por intermédio das crianças e dos jovens." 
        E eu tomo a liberdade de completar: porque a infância, porque a juventude é Deus, mais jovem, e forte, e terno e atual que o mais recente dos jornais que li esta manhã.
        Além disso, o que mais importa é a luz, porque não é o homem e a mulher que salvam homem e mulher, e sim o próprio Deus, na pessoa do Homem de Nazaré, o Senhor Jesus Cristo!

         


        
        
       
       

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário