domingo, 2 de junho de 2013

CONVERSA FRATERNA COM O EVENTUAL LEITOR


        Prezado leitor deste meu modesto blog:

      Creio que é tempo oportuno para que Você e eu passemos a um Outro mais íntimo a nós do que nós mesmos. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo. O Espírito nos fala, nos ampara, nos dá Jesus Cristo. O Espírito nos reveste dEle, porque fomos batizados. Recebemos na Eucaristia o corpo e o sangue de Jesus Cristo, que salva a nossa eterna juventude. Ele abençoa o que Você e eu somos, como diz o texto bíblico, "a primavera da natureza e a primavera da Graça", porque Jesus é a única aventura, Aquela que contém todas as outras.
      Cristo não nos pede que sejamos tristes, medrosos, encolhidos. Ele nos pede a nossa disponibilidade para com Ele. Na verdade, Deus é como o mendigo que bate a todas as portas. Não há, quase sempre, um lugar para Ele. Tudo está tomado, ocupado. Por quem? Por nós mesmos!
        Não façamos como aqueles que deixam Deus do lado de fora, ao frio e ao vento, Ele que é o único pão dos pobres que nos sacia e nos mata a fome e a sede, com o Seu dom na Eucaristia.
        Abramos a porta para Ele: - "Eis que chego à porta e bato. Entrarei na casa daquele que me abrir a porta, e tomarei a refeição com ele."
        Nós não podemos salvar a nossa Fé confiando apenas em nossas forças. É preciso refletir. É preciso saber que nossa Fé é certeza. É livre. É racional. E, mais que tudo, é uma resposta de amor Àquele que nos amou primeiro. A Fé é essencialmente sobrenatural. Ela faz de nós novas criaturas.
       Necessitamos, sobretudo, saber que todas as nossas verdades, todas as nossas liberdades, todos os nossos amores são o reflexo de uma Verdade, de uma Liberdade, de um Amor eterno, o amor de Deus que nos refaz, que nos faz "jovens, ao mesmo tempo que eternos."
         Como disse o poeta:

         - "Todos os nosso perfeitos amores reduzidos a um só Amor;
             Como todos os nossos mais belos dias, reduzidos a um Belo Dia..."

        Tudo o que experimentamos, audaciosamente, imprudentemente, alegremente, toda a corrida de nosso ser pelos caminhos da vida, todos os nossos perfeitos amores na Fé, repete-nos o poeta, serão reduzidos a um Amor, "como os nossos mais belos dias, reduzidos a um Belo Dia..." 
      Os mais velhos, que escutamos na Igreja, falam-nos numa linguagem franca. Prestemos-lhes atenção. Eles não nos dizem que sejamos tristes ou pessimistas, nem otimistas e despreocupados. Pedem-nos que sejamos "sérios". Nosso privilégio, como cristãos, é conjugarmos a seriedade com a Graça. 
      Lembremo-nos sempre que a Fé é séria. Grave. De um fervor contido. Que manterá em nós uma leveza misteriosa. Sentir-nos- emos, então, como que imponderáveis. Apenas um pouco mais graves, mais atentos, mais surpreendidos em nossa existência, porque a Fé nos devolverá a misteriosa gravidade de sermos seres que se sabem ser os lugares-tenentes de Deus na Terra.
      Nunca um homem ou uma mulher converte outro homem ou outra mulher, mas apenas o Espírito Santo, que nos desvenda a face do Salvador.

      Prezado leitor deste meu blog:

      Recomendo-lhe que deixe estes meus pobres textos. Peço-lhe, acima de tudo, que abras O Livro. Ele é um espelho onde o próprio Deus se reflete. Às vezes nossa descrença é apenas uma crença que se ignora. Talvez estejamos muito próximos da Fonte, imaginando-nos longe: -"Muitos há que, julgando-se fora da Igreja, estão em realidade dentro dela; e muitos outros que, julgando-se na Igreja, estão fora dela", - disse-nos Orígenes há muitos séculos passados. 
      Há uma frase que não é minha, mas da jovem Igreja cristã. Num império pagão que a esmagava por todos os lados, ela testemunhava sua Fé na ressurreição do Filho de Maria. Essa frase é divinamente simples, porque inspirada no espírito de amor: - "VINDE, SENHOR JESUS".
    

         
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário