sexta-feira, 21 de junho de 2013

ÓCULOS MULTIFOCAIS



          77  anos bem vividos, mas problemas de visão sempre me atanazando, principalmente nas minhas leituras, já que sou leitor fanático, tendo escolhido os livros como meus companheiros constantes no dia-a-dia de minha vida de velhote aposentado.
            É verdade que conto com a assistência de um ótimo oftalmologista, o doutor Ezequiel Portela, cujo consultório já se acostumou com  as minhas visitas constantes. Diante de meus problemas, o doutor Portela me prescreveu na última consulta o uso permanente de óculos bifocais.
            Sabe Você, eventual e generoso leitor deste meu blog, o que são óculos bifocais?
           São óculos que, na metade das lentes, a de baixo, permitem ver perto e, na outra metade, a de cima, permitem ver longe. Nem todos se acostumam com os bifocais. Mesmo quem acaba se acostumando, como é o meu caso, é obrigado a passar por uma fase de aprendizagem.
           Se a necessidade de usar óculos bifocais para muitos é uma espécie de mal, para mim considero um ganho possuir olhos bifocais. Olhos que me permitem ver perto e ver longe.
           Olhos que vejam o que me rodeia - os irmãos que encontro no caminho; o meu dia-a-dia, como já disse linhas acima, de velhote aposentado, cujo único passatempo é ler e cuidar da neta adolescente, a Isabela; contemplar a Natureza criada pelo Pai de todos os pais; todo o complemento de trabalho, que vem do Homem e da Mulher, escolhidos por Deus para ajudá-Lo a dominar a Natureza e completar a obra da Criação...
           Olhos que me permitem a Graça enorme de ver para além do tempo, a Eternidade, que começa aqui e agora. Olhos que vejam, para além do visível, o invisível. Por exemplo, Deus, dentro de Quem eu vivo, nEle continuamente mergulhado...
           Quando digo ver o invisível, isto não quer dizer que vejo a Deus como eu vejo minha mão digitando este texto, ou aquela jovem que passa ali na calçada, ou aquela árvore defronte de minha janela. 
            Ver o invisível, no meu conceito, consiste em lembrar-me dEle, em contar com Ele, como se O visse com os meus olhos. A verdade é que a gente pode ver pelo pensamento e sobretudo pelo coração.
         O coração me permite ter olhos não apenas bifocais. O coração me consente que eu tenha olhos multifocais. A rigor, posso contemplar o passado, o presente e o futuro.
            Posso ou não contemplar a Criação desde o início do Mundo? O surgimento das águas, a formação dos oceanos, o aparecimento dos peixes em nossos rios. O surgimento da Terra, a eclosão das plantas, com suas flores e seus frutos benfazejos. O surgimento das aves e dos animais. O surgimento especial, e por assim dizer, milagroso, do  Homem e da Mulher, que chegam  meio tontos com tanto poder e tanta responsabilidade que Deus colocou em suas mãos.
           O coração me permite possuir olhos que divisem o que se passa na Terra inteira... O que se passa de acontecimentos felizes ou de calamidades em toda a extensão da Terra, ajudado pela TV, pelo rádio, pela imprensa... Meus olhos, iluminados pelo coração, completam, aprofundam, abrangem, assimilam...
          Meu coração permite que meus olhos divisem o que se passa pelo espaço afora, para além, muito além da Terra, para os mundos interplanetários... Vejo e testemunho isto, sobretudo por ocasião dos já frequentes vôos espaciais, que sigo a distância...
            E muitíssimo mais: meu coração, iluminado pela Fé, me permite entrever a Eternidade feliz na Casa do Pai de todos os pais, que um dia será também minha Morada!
            Se Você, amável leitor, quando ou se for obrigado a usar óculos bifocais, lembre-se de que Deus, na Sua bondade e previdência, nunca Se esquece de nos dar olhos multifocais!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário