sábado, 11 de outubro de 2014

CORAÇÕES AO ALTO!



            Durante a Santa Missa há um momento em que o oficiante faz aos presentes um apelo sugestivo:
            -"Corações ao alto!"
            São, realmente, palavras agradáveis de ouvir. Convidam-nos a que experimentemos ajudar corações a elevar-se, até ao trono de Deus.
 
            Há corações cheios de travo, de revolta, de ódio. Ora, tudo isto pesa terrivelmente... Como a inveja nos é pesada! Como pesam o orgulho, a soberba e a vaidade...
             Pesa também, e de modo horrível, o coração que perdeu a razão de bater. Dependesse só dele, e já teria parado. E aqui me lembro de meu filho Júlio que, perdendo a alegria de viver, praticou o tremendo ato de terminar com a própria vida!... Que Deus use com ele de misericórdia e o tenha na Sua paz!
             O coração avaro se afoga, de tal modo, nos cuidados com o dinheiro, com lucros, sempre maiores a obter, com economias a realizar, que um terrível emaranhado o prende, a ponto de lhe ser impossível arrancar-se para o alto.
              Há corações  que sobem a dois, ajudando-se e estimulando-se mutuamente.
              Há também corações tão vazios, tão sem amor, que flutuam como pena ao vento: não chegam a subir, porque qualquer sopro os arrasta para longe...
              Você, benévolo leitor, já notou um apagador de quadro negro, na escola, que de tanto apagar o quadro cheio de garatujas, fica impressionantemente seco?... Há corações assim...
               Há corações que viraram uma pedra de gelo; outros, simplesmente uma pedra; outros se tornaram metálicos, de tanto lidar com dinheiro...
               E quanto a nós, Você e eu? Nossos corações se elevam facilmente? E os corações em volta de nós, na família e na sociedade?
               Importante é saber como dar asas aos corações, ajudando-os a elevar-se, com mais facilidade e rapidez.
               A oração, a prece diária, vinda de dentro da alma, alivia o coração, torna-o de certa maneira como que alado, semelhante a um pássaro...
               Gestos de autêntico amor ao próximo, feitos como o Evangelho nos ensina - sem que ninguém saiba, nem a mão esquerda o que fez a direita - tornam nosso coração um pássaro de asas velozes e firmes.
                Portanto: corações ao alto!
                Cada vez que dissermos ou escutarmos estas palavras, lembremo-nos daqueles que andam de corações na fossa, sem ânimo, sem esperanças, sem razão de viver.
                Corações ao alto! Que esta expressão seja, em nossos lábios, uma prece para que todos os corações de todas as criaturas se ergam, se elevem para Deus, nosso Criador e Pai!
                 Que a Senhora Aparecida - padroeira do Brasil - cuja festa litúrgica celebraremos amanhã,
nos ajude a seguir o exemplo que Ela nos deu, fazendo-nos conscientes de que ouvir a Palavra de Deus e a colocar em prática por toda a nossa vida terrena, é a missão primordial que Deus Nosso Senhor exige e espera de todos nós!
                   
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário