domingo, 31 de maio de 2015

APARENTE SOLIDÃO



                       Ali na calçada, bem defronte de minha casa, ergue-se, majestosa, uma tão grande e frondosa árvore, cujo tronco não é possível abarcar com as mãos. Pássaros constroem nos frondosos galhos  os seus ninhos, e uma cadelinha preta, abandonada na rua pelos  donos, costuma fazer sob ela a sua pousada. Ali também ela, solitária, faminta e com sede, a cadelinha tem alguns momentos felizes quando eu lhe levo uma pouca de ração e um potinho com água fresca...  
                          Diante dessa velha e solitária árvore, eu me ponho sempre a meditar:

                                           Como podes, árvore solitária,
                                           dar folhas tão suaves
                                           e flores
                                           tão alegres e tão belas?
                                           A solidão não te prejudica?
                                           A  falta de amigos não te seca?

                                                                  Ou vais dizer
                                                                  que te bastas a ti mesma
                                                                  e não precisas
                                                                  de um amigo,
                                                                  de um irmão
                                                                  como eu desejo ser
                                                                  para ti?

                                          A explicação talvez esteja
                                          em que é aparente
                                          a  tua solidão:
                                
                                                               deitas fundas raízes na terra,
                                                                envolve-te o ar,
                                                                visitam-te os passarinhos,
                                                                dás sombra aos transeuntes
                                                                contemplas o grande céu
                                                                e sentes,
                                                                a cada instante,
                                                                sobre ti
                                                                o olhar de Deus

                                        *****************************************


              Você reparou? A árvore parece solitária, abandonada. Pura Ilusão! Deita raízes profundas na terra; respira o ar puro das alturas; é visitada pelos passarinhos; recebe visitas numerosas de transeuntes que vêm descansar à sua sombra; contempla o céu; recebe constantemente as bênçãos de Deus, criador e mantenedor de todos os seres...
                     Acontece exatamente o mesmo  -  e mais ainda  -  com as pessoas que se sentem sós... E por que não comigo?!... A mesma terra que carrega milhões de criaturas, as carrega também. Elas, as frondosas árvores, respiram o mesmo ar respirado pela humanidade inteira, e contemplam a mesma luz que traz alegria a recantos numerosos da Terra.      
                   Mas, acima de tudo, as envolve o mesmo Deus, dentro de Quem as criaturas humanas nos movemos e existimos...
                  Por que volta, tão insistente, tão teimosa a tantas criaturas a impressão de estarem sós?...
         - Pai do Céu, que moras conosco, dentro de nossa alma, não fiques tão apagado, tão silencioso!... Não permitas a impressão de solidão e de abandono que o teu próprio Filho Divino sentiu na cruz, ao exclamar:
                 - "Meu Pai, meu Pai, por que me abandonaste?"
                 E eu também me ponho a rezar:
                 - "Filho de Deus, que te tornaste meu irmão, que te encarnaste tomando corpo humano e alma humana, experimentaste todos os sentimentos humanos: a alegria, mas também a tristeza; força, coragem, mas também pavor diante do sofrimento e da morte que se aproximava; a segurança absoluta de ser sempre atendido pelo Pai e a compreensão misteriosa e esmagadora de clamar pelo Pai sem ser ouvido:  "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"                                                E meu coração se põe a rezar: "Cristo, sê o alento, a coragem, a companhia para todos os que sentem a solidão..."
                " Espírito de Deus: assim como a luz absorve a sombra, que a Tua presença divina faça desaparecer, faça sumir a impressão tremenda de quem se sente abandonado e só!..."

                                                         ************************

                   Esta é, em poucas palavras, a estória da solitária e majestosa árvore, que dá sombra à minha morada e que, na sua aparente solidão, me lembra sempre que não devo isolar-me no meu egoísmo, mas abrir-me sempre para o amor a Deus e para as necessidades de meu próximo.

                                                        *************************


                                                                                               
                                                                      

                   
           



            


                         
                                           
                        


                  - "

Nenhum comentário:

Postar um comentário