quarta-feira, 17 de junho de 2015

SEJAMOS JUDEUS, COM TODA A CONSCIÊNCIA...



                     Temos de ser judeus, ou então deixar de ler a Bíblia.
                     A Bíblia não pode ter sentido para quem não for "espiritualmente semita". O sentido espiritual do Antigo Testamento não é e não pode ser um simples esvaziar do seu conteúdo israelita. Muito pelo contrário! O Novo Testamento é a realização deste conteúdo espiritual, é a realização da promessa feita a Abraão, a promessa na qual ele acreditou.
                     Portanto, jamais será negação do judaísmo, mas sua afirmação. Os que o consideram uma negação não o compreenderam.  Não há nenhum espírito de gueto no Catolicismo. É essa a coisa maravilhosa dos Evangelhos: a frescura, a liberdade de espírito, o bom-senso, a largueza, a atmosfera sadia da vida em união com Cristo.
                     Sabemos que o ar do mundo profano nem sempre é ar fresco. A solução não está simplesmente em sair e andar pelas ruas à sua busca. O ar fresco de que necessitamos é o sopro puro do Espírito Santo, que chega como o vento, soprando onde quer. Assim, pois, a janela deve estar aberta ou deve poder ser aberta em qualquer direção. O erro está em trancar as janelas e portas, de maneira a conservar o Espírito Santo preso dentro de nossas igrejas. A simples ação de trancar portas e janelas nessa intenção pode ser-nos fatal.
                     A Bíblia Sagrada nunca disse que o católico nunca deveria sair de casa. nunca frequentar festas, nunca ir ao teatro ou ao cinema, nunca tomar uma taça de um bom vinho, e coisas semelhantes. O que a Bíblia prega é que o cristão saiba distinguir o inútil ou o prejudicial  do útil e salutar e, em tudo, saber amar e glorificar a Deus.
                    E o afastamento do mundo, que muito se ouve nas pregações? O cristão, queiramos ou não, vive neste mundo e, como cidadão deste mundo,   deve ver Cristo no seu próximo, no seu irmão de Fé, no estranho que encontra nas praças e avenidas, especialmente se são pobres, em todas as acepções da palavra.
                    Tal é o espírito e a letra da Bíblia Sagrada.
                     Hoje, nesta fria manhã curitibana, céu ainda bastante nebuloso, um teco-teco solitário sobrevoava o Tingui, fazendo muito ruído, sendo seguido por um bando de andorinhas... Será que ele queria lembrar-nos que nosso destino final está nas alturas, no Reino dos Céus, e não nesta terra carregada de pecados e quase sempre longe de Deus?

]                                                      ******************

Aroldo Teixeira de Almeida é professor aposentado do Quadro Próprio do Magistério Paranaense.
Um desabafo sofrido: acordei hoje de manhã chorando: sonhei com os meus mortos queridos, a Raquel e o Júlio, e choro ainda, digitando estas palavras.
Que eles descansem na paz do Senhor, e que a luz divina os ilumine lá no Reino de Deus, onde eu tenho plena certeza que eles fluem da bem-aventurança, pela misericórdia sem limites de Nosso Senhor Jesus Cristo!


                                                       *******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário