quinta-feira, 13 de agosto de 2015

APRENDENDO COM AS ONDAS DO MAR



           Minha família tem a ventura de possuir uma casa à beira mar, no Pontal do Paraná, e que é a grande alegria de minha neta adolescente, a Isabela... Pois parece mentira, mas devo confessar que nunca vi o mar! Minha mulher diz que é por causa de minha alergia à água... E eu acrescento: ela está  terrivelmente muita próxima da verdade!
           Como seria bom se eu também aprendesse com as ondas, como dizem estes meus pobres versos:

                                           Aprendamos com as ondas
                                           que recuam,  
                                           mas para voltar
                                           sem cansaço
                                          sem desistência
                                          noite e dia
                                          enquanto a Mão Divina
                                          não der sinal
                                          de ter sido atingida
                                          a plenitude
                                          das grandes águas vivas

            Diz-me a Isabela que é impressionante como as ondas não se cansam. Vão recuando, recuando, mas de repente, voltam. teimam, insistem. E se há horas de maré vazia, há também horas de maré enchente, de maré cheia...
           Como é grande verdade, que nós temos muita coisa que aprender com as ondas...
           Nestas vésperas de entrar nos meus sofridos oitenta anos de idade, aprendi como é triste desanimar na primeira dificuldade. Tentei aprender inglês, ou vencer uma boa partida de xadrez, ou deixar de lado a preguiça, e fazer uma saudável caminhada pelo bairro toda manhã... 
          Quanto tempo perdido! O certo é que sempre desanimo na primeira dificuldade. Não me passa pela cabeça que, se não consigo de uma vez, tenho de repetir, dez, cem, mil vezes, se se fizer necessário.
          Consola-me o fato de que, além de mim, há muitos maridos que juram de pés juntos que vão deixar de lado o vício do jogo, e tantas vez falhou. O filho mais velho parecia que ia tomar jeito e botar a bebida de lado, e chega em casa, uma noite, amparado por dois companheiros de botequim...
          Li na Bíblia Sagrada que o Apóstolo Pedro perguntou a Cristo se era uma boa conta perdoar sete vezes... E Cristo comentou:  Que sete vezes, Pedro! Perdoa setenta vezes,sete, o que, na linguagem do Mestre, queria dizer:
         - "Pedro, cada vez que houver uma sombra de arrependimento e de boa vontade, perdoa sempre, sem medir, nem contar"...
         Nosso povo, na sua sabedoria inata, costuma repetir que "papagaio velho não aprende a falar".
        E isto serve de desculpa a muita gente que começa a aprender e logo desanima. Concordo que o papagaio velho não aprenda. Mas Gente séria, quando se decide, não há idade que atrapalhe.
        Há quem se desculpe diante de faltas cometidas: "Eu sou assim. Minha natureza é esta. Quem me quiser, tem que ser assim; não vou mudar"...
        Até onde estou querendo chegar? Muito simples: a provar que quem começa, recomeça e torna a recomeçar; quem não desanima, e teima, e insiste, e não desiste, essa pessoa acabará vencendo...
        E é para provar esta verdade, que torno a repetir os versos que iniciaram este blog:

                                                 Aprende com as ondas
                                                 recua
                                                 mas para voltar
                                                 para insistir
                                                sem cansaço
                                                sem desistência
                                                noite e dia
                                                enquanto a Mão Divina
                                                não der sinal
                                                de ter sido atingida
                                                a plenitude
                                               das grandes águas vivas!

                                  *********************************

(Na próxima semana faz cinco anos que minha inesquecível filha Raquel partiu prematuramente para a Casa do Pai de todos os pais, vitimada por insidioso câncer. Um momento de prece por ela com toda certeza trará ao prezado leitor a benevolência do nosso Deus! Que assim seja. Amém!

                                 **********************************


          

                                          




         


Nenhum comentário:

Postar um comentário