segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

LEI E CULTO, NA PERSPECTIVA DE JESUS



            Ementa:

            "Pelo bem de homem e mulher, Jesus relativiza, de fato, instituições e tradições sagradas, como a Lei e o Culto".

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            Um fato, que consegui intuir, ao ler e meditar a Bíblia Sagrada:
            Deus quer o bem do homem e da mulher:

            a) Por isso Jesus, que no conjunto leva uma vida de total fidelidade à Lei, não teme, em casos particulares, tomar atitudes contrárias à Lei.
            - Nenhum sentido de perfeição ritual: somente a pureza do coração dá pureza perante Deus.
            - Nenhum ascetismo de jejum: permite que O chamem de comilão e beberrão.
           -  Nenhum escrúpulo na observância do sábado: homem e mulher devem ser a medida do sábado e da Lei.
           b) Por isso Jesus, de forma por assim dizer escandalosa, relativiza tradições e instituições sagradas para os judeus:
            - Relativiza a Lei, e todo o sistema religioso-social, pois os mandamentos da Lei existem para o bem de homens e de mulheres.
            A Lei não é abolida ou suspensa, simplesmente. Mas homem e mulher tomam o lugar de uma ordem legal absolutizada: humanidade em lugar de legalismo e dogmatismo. Todas as normas,instituições, prescrições e dogmas dependem deste critério: existem ou não existem para o homem e a mulher?
            - Relativiza o templo, o culto oficial: pois reconciliação e serviço diário têm preferência sobre a liturgia. A liturgia não é simplesmente abolida ou suspensa. Mas homem e mulher tomam o lugar de uma liturgia absolutizada: em vez de formalismo e ritualismo. Todos os ritos e costumes, práticas e cerimônias no templo dependem deste critério: existem ou não existem para o homem e a mulher?
            c) Por isso, Jesus defende o amor, que permite ser ao mesmo tempo piedoso e razoável, e que se comprova exatamente pelo fato de não excluir ninguém, nem mesmo o inimigo, mas deve sempre estar disposto a:
            - servir sem preferências,
            - renunciar sem compensações,
            - perdoar sem fim.
            Numa palavra: mudança da sociedade pela radical mudança de cada pessoa individual.
            d) Por isso, Jesus se solidariza, para desespero dos fariseus, com os pobres, os miseráveis, os hereges e cismáticos (= samaritanos), os imorais (= prostitutas e adúlteros), os compromissados politicamente (= coletores de impostos e colaboradores), os socialmente desprezados e marginalizados (= leprosos, doentes, miseráveis) os mais fracos ( = mulheres e crianças), o povo simples em geral.
            e) Por isso, Jesus ousa até mesmo anunciar, em vez de castigo legal, o perdão divino - inteiramente gratuito, possibilitando com isso a conversão e o perdão mútuo entre homens e mulheres.

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Aroldo Teixeira de Almeida é bacharel em Teologia Sistemática e Direito Canônico pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Capital paulista.

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