quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

QUANDO DEUS CHEGA ATRASADO...


             Todo sábado, em dupla, um homem e uma mulher, com bolsas pretas nas mãos, batem de porta em porta cá no meu bairro, e quando batem na minha e eu os atendo, me pedem licença para ler-me um texto da Bíblia e dão-me folhetos de sua crença. Eu, que tenho a esperança de tornar-me um bom cristão,  os recebo muito educadamente e, tendo tempo e pachorra, confesso que leio seus panfletos.  Curioso, sabendo  serem eles "Testemunhas de Jeová", certo dia acabei pedindo socorro à `História". (Detesto este nome, Jeová. Nos meus tempos de estudante de Teologia, no curso de Hebraico Bíblico, aprendi que o nome correto de Deus, em hebraico, é Javé, e não Jeová. Em todo caso, já que eles preferem dizer Jeová, seja feita a vontade deles...).
            Descobri que o fundador das "Testemunhas de Jeová" foi um cidadão - não sei de que nacionalidade - chamado Charles Russel, o qual predisse, com base no "Livro do Apocalipse", 16,16, que em 1914 iria explodir uma espantosa batalha, na qual Deus destruiria  todos os homens e mulheres maus e pecadores desta Terra, atolada até a canela no pecado e na descrença.
            Segundo Russel, o resultado dessa batalha seria o começo do fim do mundo. Tal anúncio atraiu a atenção de muita gente que, aterrorizada com a profecia, se filiou imediatamente à nova seita, na expectativa de encontrar salvação através dela. Ao chegar 1914, porém, nada aconteceu. Para justificar seu fracasso, Russel alegou que Deus decidira ter um pouco mais de paciência com os pecadores, transferindo a batalha para 1918. E eu fico cá com os meus botões perguntando como é que ele sabia de todas essas coisas... A tragédia é que o pobre Russel cometeu novo erro de cálculo...
            Mas a novela, sem a chancela da Rede Globo, continuou. O herdeiro espiritual de Russel, Joseph Rutherford, refez os cálculos e, pela terceira vez, fixou a data fatídica para 1925. Como era de se esperar, errou de novo. Por último, derradeira esperança: as "Testemunhas de Jeová" acertaram o fim do mundo para 1975. Mas outra vez o "Armagedon" não aconteceu. Apesar de tudo isso, em vez de botarem a viola no saco e irem cantar em outra freguesia, seitas fanáticas continuam a anunciar a chegada iminente da batalha final. Por que nunca acertam? É isso aí, e cá fico eu, de novo, com a  minha  dúvida cruel!...
            Por acaso não dizem eles que o "Livro do Apocalipse" (16,16) nos afirma que, no final dos tempos, haverá um gigantesco combate no qual serão exterminados todos os homens e mulheres, maus, e se salvarão exclusivamente os bons? Claro, os bons são eles, os "Testemunhas de Jeová", e somente eles se salvarão... E eu me atrevo a perguntar-lhes:  Para quando esperar essa batalha? E que acontecerá depois dela?
           Não sou especialista em Bíblia, mas tentarei explicar porque  ela anuncia esta batalha do assim dito "Armagedon".
          Desde a antiguidade, o povo de Israel sofreu injustiças e perseguições da parte de numerosos outros povos, por se manter fiel a seu Deus. Diante de tanto sofrimento, os profetas anunciaram que este fato não continuaria indefinidamente, pois num dado momento Javé interviria no mundo para castigar os pecadores.
          Como o povo de Israel era um povo acostumado a contínuas guerras, os profetas imaginaram que a intervenção de Deus ocorreria mediante uma ação militar: o Senhor viria à Terra com seu exército celestial para destruir seus inimigos, assumindo a seguir o governo do mundo. Esse dia futuro foi sempre conhecido como "O Dia de Yahweh".
          Este "Dia de Yahveh" foi anunciado pelos profetas Amós, Ezequiel, Sofonias, Joel, e Zacarias. (Não cito os capítulos e versículos, porque escrevo para pessoas que conhecem a Bíblia mais do que eu, por isso contento-me a citar apenas os autores)...
         O fato é que, lentamente, a mentalidade popular foi sendo penetrada pela ideia de um combate entre Deus e os ímpios deste mundo corrompido,  a ocorrer nos últimos tempos "escatológicos", como gostam de dizer os especialistas ...
    O terrível "entrevero" não aconteceu até hoje. Século após século, judeus e cristãos fundamentalistas aguardaram e suspiraram por essa intervenção militar divina, que poria ordem na História. Indefinidamente postergada, a profecia jamais se cumpriu.
         Por isso, ao dizer que a "mãe de todas as batalhas", no fim dos tempos, se daria no local anunciado pelos profetas, a alegada profecia apenas expressa simbolicamente que o curso da história seria mudado para sempre.
         E eu, cristão que sou, embora medíocre, sou levado a crer, pela minha Igreja, que a batalha final, antes do fim do mundo, já aconteceu, com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A morte do Filho de Deus foi a verdadeira luta e a definitiva vitória contra seus inimigos. 
         Mediante sua morte e ressurreição, Cristo Jesus os venceu a todos, arremessou-os no abismo e assumiu em definitivo o governo do mundo.
         E isto pelos séculos dos séculos. Amém.

                                                  ***************************
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário