quinta-feira, 14 de novembro de 2013

AS FASES DA LUA E EU...


          Não sei por que cargas d'agua, mas sempre tive problemas com a Lua, apesar de não ser lunático de profissão. Aliás, não há quem não tenha seus dias afetados pela mal afamada Lua, principalmente se for Lua minguante!
         Tudo correndo bem, saúde boa, dinheiro no bolso, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se,  como sempre em minha casa, não há dinheiro sobrando, em compensação não há dinheiro faltando... e se por acaso faltar, estão na porta de casa os usurários, sempre atenciosos e disponíveis!
         Mas, voltando à Lua, um fato corriqueiro é que não há quem não tenha seus dias de Lua minguante... No meu caso,  saúde meio enferrujada, incompreensões por parte da minha neta Isabela, adolescente, quando eu lhe chamo a atenção por problemas no colégio;  aborrecimentos da minha esposa por eu não ajudar em nada nos trabalhos domésticos e eu, aos 78 anos, num certo e perigoso cansaço de viver...
          Mas, o bom, é que sempre volta a Lua crescente... E com ela, em providencial teima, volta também a esperança. Na verdade, tudo continua, mais ou menos, na mesma. Talvez, até pior. Por dentro, porém, não sei se causada pela cervejinha diária, sempre volta a coragem, e com mais força!...
          E o que me vale é que sempre variam os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena...
          Por que então me falta a paciência para com os de casa, os vizinhos, o entregador de jornais que os atira por cima das grades, de qualquer maneira,  muitas vezes acertando o bebedouro do cachorro e tornando-os completamente ilegíveis?
          Mas em geral, quando ando em Lua minguante, tenho também muita raiva de meu vizinho da esquerda, que parece estar sempre em Lua cheia. Parece que a felicidade dele me agride, me insulta, me lembra um roubo de alguma coisa que me pertencia e que se foi.
          Aliás, sei que a pessoa que anda em Lua cheia, em geral, não tem olhos, nem tempo, nem paciência para ficar ouvindo minhas lamúrias da Lua minguante...
          Ah! me ajudasse meu Santo Antônio, de quem sou devoto, me conseguisse ele a Graça de me manter, permanentemente, no espírito da Lua crescente, o espírito da esperança! Apesar de que, infelizmente, muitas vezes em plena fase de Lua cheia, me invade uma certa tristeza, não sabendo de onde ela vem, porque vem, nem para onde vai.
          Isto porque, talvez, eu não tenha conseguido aproveitar a felicidade que tinha nas mãos, incapaz de acatá-la plenamente, ficando a pensar, em todo tempo que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando...
         O fato, inconteste, é que nem sempre será Lua cheia. Virá a Lua minguante. E, o bom:  de minguante, a Lua passará a crescente e, de novo, a cheia!
         E eu me ponho a ruminar comigo mesmo: quando será que eu, como as demais criaturas, nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se torne minguante dentro de nós?
         Tempos atrás li um livro escrito pelo saudoso arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, e nele achei uma frase que vale como um programa de vida:
  
          - Faz escuro, mas eu canto!

           Sim, é a maior verdade! No meio da mais espessa escuridão, em pleno vôo cego, sem enxergar um palmo à frente, mesmo aí, mesmo assim, filho que sou da Redenção a mim trazida por Cristo,  e herdeiro que sou da Eternidade, tenho que manter viva a Esperança, que é a maior virtude do cristão.

           Faz escuro, mas eu canto!

           Louvores a Dom Hélder Câmara, por esta sua inspiradora frase!
      
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário