sábado, 4 de abril de 2015

Sábado santo: A SEPULTURA DO SENHOR



            Como a semente confiada à terra, Cristo Nosso Senhor "repousa" no sepulcro, à espera da ressurreição. E nós, cristãos, velamos junto ao túmulo do Senhor, participando de Seu mistério. De fato, esperamos  também a ressurreição no último dia, o grande "dia do Senhor".
            O sábado santo e, tradicionalmente, na liturgia católica, um dia sem assembléia eucarística, e este "jejum eucarístico" prepara a festa da noite de Páscoa.  Celebram-se, no entanto, os vários momentos da "Liturgia das Horas", na qual o tema dominante é a esperança da ressurreição e a entrada do Messias, vencedor da morte, no santuário do Céu.
             A ressurreição do Senhor transcende toda perspectiva de sobrevivência e de prolongamento da vida terrena, inaugurando um modo novo de existência, que as leituras do Novo Testamento colocam em foco sob diferentes aspectos. 
             Um deles é a "descida de Cristo aos infernos", isto é, a habitação dos mortos, que é recordada no símbolo da Fé  batismal, como um momento importante na história de nossa salvação.
             Cristo, verdadeiro homem, experimentou profundamente o aniquilamento da morte, para efetuar a vitória sobre ela e tornar dela participante quem nEle crê. Em Cristo, novo Adão, os justos do Antigo Testamento e todos os homens e mulheres que buscaram a Deus com coração reto, encontram a plenitude daquilo que viveram na Esperança.
              Cristo, o homem fiel a Deus, não foi "entregue à corrupção, mas "vivificado pelo Espírito", subiu ao Céu proclamando a glória de Deus e manifestando-se Senhor de "todas as coisas", , "no Céu, na Terra, e debaixo da Terra."
              Assim, para todo aquele e aquela que creem, a  morte não é o fim da vida, mas a vitória sobre os limites da condição terrena e a participação da Vida Eterna de Deus.
               E o Batismo é uma simbólica descida à morte junto com Cristo, para emergir, com Ele, na liberdade dos filhos de Deus.
                                                        **********************

Aproveito o ensejo para desejar a todos os eventuais leitores deste blog uma santa e feliz Páscoa, no seguimento Senhor Jesus morto e ressuscitado na glória de Deus Pai.

                                                        **********************


Aroldo Teixeira de Almeida é bacharel em Teologia Sistemática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Capital paulista.
      
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário