segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SERÁ QUE EXISTE ESSE TAL DE "SÃO NUNCA"?


          Em tempo de criança, quem nunca escutou, ao fazer pedidos difíceis aos pais, a resposta desanimadora: - "Só no dia de São Nunca"?
          Lembro-me que, ao ouvir essa frase, eu corria para a folhinha em busca desse famoso Santo... E nunca o encontrei...
          Sendo assim, e baseado na minha própria experiência, gostaria de pedir aos pais e aos adultos de modo geral, que não falem em São Nunca. Não liguem a idéia de Religião a obstáculos intransponíveis. Nossa gente já tem alguma tendência ao fatalismo, e precisamos cuidar para não incentivá-lo.
          Não existe São Nunca. O impossível não nos deve assombrar, nem levar a esmorecer-nos.
          Gosto de ouvir dizer: - "Possível é o que se faz brincando. Impossível é o que custa um pouco mais."
          Os pessimistas costumavam  dizer: - "Nunca o Homem dobrará o Cabo das Tormentas."  Nossos irmãos portugueses o ultrapassaram e ele virou Cabo da Boa Esperança.
          Os pessimistas agouravam: - "Nunca o Homem conseguirá voar."  E um brasileiro, Santos Dumont, deu asas ao Homem, e hoje ultrapassamos, rindo, a barreira do som.
          Os pessimistas juravam: - "Nunca será possível se falar de uma cidade a outra, e ainda menos de um a outro Continente." E hoje, o rádio e a televisão levam, com a maior facilidade, a voz humana, a imagem,  e os sons em geral, aos mais distantes pontos da Terra. Inclusive até aos outros planetas.
          Os pessimistas apregoavam à boca cheia: - "Nunca o Homem se arrancará da Terra para atingir a Lua."  E milhões de pessoas do Mundo inteiro viram o Homem caminhando na Lua...
          Ninguém mais duvida que seja questão de dias o desembarque pelos planetas afora, até aqueles que, por enquanto, nos parecem os últimos, os mais distantes no espaço sideral.
          Depois de o "São Nunca" ter sido posto a escanteio, tantas vezes, eu me divirto com a audácia com que muitos continuam descobrindo situações que parecem impossíveis, e as rotulam de "nunca".
          Há quem pense e diga que as guerras nunca deixarão de surgir. Mas as guerras estão ficando cada vez mais absurdas, a ponto de a repulsa contra elas vir crescendo sempre mais.
          Tenho a convicção de que as guerras, um dia, pertencerão ao passado e passarão a existir apenas nos Museus!  O homem será tão insensível a ponto de aceitar uma guerra nuclear que pode acabar com a vida na Terra?...
          Há quem se escandalize com a idéia de o Homem vir a criar vida em  laboratório. O Homem sozinho, por suas próprias forças, nunca! Mas Deus fez Homem e Mulher participarem de Sua natureza divina e de Seu poder criador... Por que imaginar um Deus ciumento, com o medo da sombra que Homem e Mulher Lhe venham a fazer?
          Quanto mais longe a Humanidade chegar, mais glória dará ao Criador e Pai de todos os pais.
          Mais uma vez, nada de "São Nunca"... Longe de ser ligada ao fatalismo, a obstáculos intransponíveis, a Religião deve ser uma força libertadora. Pelo poder recebido de Deus, não há impossível, nem nunca para Homem e Mulher neste nosso mundo criado e habitado por Deus!...
      
          

  
                 
          
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário