quarta-feira, 5 de novembro de 2014

"Custos, quid de nocte?" - Sentinela, o que diz a noite?



          A salvação eterna é vida, justiça e amor, o laço que une homens e mulheres entre si, na unidade, por ser obra comum.
          Quem assistiu ao soberbo filme "Hiroshima meu amor" testemunhou como os amantes, no quarto, todas as manhãs ouvem um homem que passa tossindo debaixo da janela. A felicidade pessoal que não se tivesse aberto para essa "janela de Hiroshima" ficaria estéril. Estamos juntos para o melhor e para o pior. Estamos ligados umbilicalmente a esta terra, situados, encarnados, e a salvação só pode ser a justiça e o amor Neste mundo.
           Este mundo? Os crentes sabem disto: para que ele seja o lugar da chegado do Reino, ele deve ser "transfigurado", deve tornar-se "novo céu e nova terra" (Is 66,22; Rom 8,18-22).
           Os incréus suspeitam que haja nessa transfiguração um escamotear, uma mistificação, que faz esquecer a terra dos homens e da mulheres. Mas Jesus é a salvação, pois Ele é o Salvador. Em última análise, a salvação não é uma noção abstrata, mas uma Pessoa, a do Verbo feito carne, Jesus, que quer dizer "Salvador".
            Lembremo-nos que afirmações abstratas jamais converteram alguém. Somente o anúncio da Boa Nova, que é Jesus Cristo, pode tocar e levar os corações à metanoia, à conversão.
            Mas quem conhece realmente a Jesus Cristo? Escrevem-se livros para se falar do Cristianismo. E eles são escritos para estabelecer algumas balizas de salvação. Ao final, porém, se verifica que quase nada se disse de Jesus. Ele é o "Chefe que deve conduzir à Vida" (Heb 2,10). Não há salvação em nenhum outro, senão em Jesus Cristo.
            Ele é nossa esperança, nossa paciente expectativa, que nos concede ao mesmo tempo a força para esperar. É aquele que nos faz ouvir num estremecimento de alegria as palavras do Apóstolo Paulo, que um comentarista de televisão lia no início da peregrinação de Paulo VI à Terra Santa:
            - "A nossa salvação está agora mais próxima do que quando abraçamos a Fé. A noite vai muito avançada, e já se aproxima o dia" (Rom 13,11-12).
            -"Sentinela, o que diz a noite?" - canta Isaías, "o evangelista do Antigo Testamento".
            -"E tu, menino, serás chamado Profeta do Altíssimo; pois precederás o Senhor para lhe preparar os caminhos, para dar ao Seu povo a ciência da salvação pela remissão dos pecados."
            Estas palavras de Zacarias, em São Lucas, eu as faço minhas, pois apenas desejo uma coisa:
que os eventuais leitores deste blog possam representar, ainda que seja um só, a voz de um João Batista a "dar ao povo a ciência da salvação."
            -"Custos, quid de nocte?"

                                                          *******************

Aroldo Teixeira de Almeida é professor aposentado de Português e Francês, do Quadro Próprio do Magistério do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário