sábado, 22 de novembro de 2014

PARTIR... CAMINHAR...



            Partir é, antes de tudo, sair de si. Romper a casca de egoísmo que tende a nos aprisionar dentro do próprio eu.
            Partir é não rodar, permanentemente, em torno de si, numa atitude de quem, na prática do dia-a-dia, se constitui no centro do Mundo e da vida.
            Partir é não rodar apenas em volta dos problemas das instituições ou centros sociais a que se pertence. Por mais importantes que elas sejam para nós, muito maior é a Humanidade, a quem nos cabe servir.
            Partir, mais do que devorar estradas, cruzar mares ou atingir velocidades supersônicas em modernas aeronaves, é abrir-se aos outros, aos nossos irmãos, descobri-los, ir-lhes ao encontro.
            Abrir-se às idéias, inclusive às contrárias, demonstra fôlego de bom caminheiro.
            Feliz de quem entende e vive este pensamento que, em certa reunião, tempos passados, eu ouvi do saudoso Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara:
            - "Se Você discorda de mim, não importa: com isso, Você me enriquece."
            Ter ao próprio lado quem só sabe dizer Amém, que concorda sempre com tudo, de antemão e
incondicionalmente, não é ter um companheiro, mas, sim, uma sombra de si mesmo. Desde que a discordância não seja sistemática e não fira a Caridade fraterna, que ela seja fruto de uma visão diferente, a partir de ângulos novos. e que importa de fato, para nós, em enriquecimento.
             Sei que é possível caminhar sozinho. Mas o bom caminheiro sabe que a grande caminhada é a Vida, e esta supõe companheiros. "Companheiro" - lembra-me a etimologia da palavra - é aquele que come comigo o mesmo pão.
             Feliz de quem se sente em perene caminhada, e sempre vê, no próximo, um eventual e desejável companheiro de jornada.
             O bom caminheiro, no meu entender, é aquele que se preocupa com os companheiros desencorajados, sem ânimo, sem Esperança...
             Aquele que adivinha o instante em que o companheiro de jornada e de vida se acha a poucos palmos do desespero. Aquele que o apanha onde se encontra. Deixa que ele desabafe e, com inteligência, com habilidade, - sobretudo com amor - o leva a recobrar ânimo, a voltar a ter gosto na caminhada...
             Marchar simplesmente por marchar não é ainda verdadeira caminhada, no sentido em que eu a entendo.
             Caminhar é ir em busca de metas, é prever um fim, uma chegada, um desembarque.
             Mas alerto que há caminhada e caminhada.
             Para mim, que sou cristão - e faço questão de testemunhá-lo  - é partir, caminhar, mas é principalmente mover-se e ajudar muitos outros também a se moverem no sentido de tudo fazer por um Mundo mais justo e mais humano.
             E termino este meu texto com palavras de Dom Hélder Câmara, o Arcebispo de Olinda e Recife que, nos meus tempos de estudante de Teologia, foi meu mestre e confessor:

                                     - "Se discordas de mim, tu me enriqueces
                                         Se és sincero e buscas a Verdade
                                         e tenta encontrá-La como podes,
                                         ganharei
                                         tendo a honestidade e a modéstia
                                         de completar com o teu
                                         o meu pensamento,
                                         de corrigir enganos
                                         de aprofundar a visão 

                                                             Estás cercado de ti mesmo por todos os lados
                                                             Para te livrares de ti mesmo
                                                             lança uma ponte
                                                             por cima do abismo de solidão
                                                             que o teu egoísmo criou
                                                             Trata de ver além de ti
                                                             busca ouvir alguém
                                                             e, sobretudo,
                                                             tenta o esforço DE amar
                                                             ao invés de simplesmente TE amar..."

                                                   *********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário