terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SALVAÇÃO ETERNA - COMO ENTENDÊ-LA?



          O termo "Salvação", comum a todas as religiões, exprime a esperança maior de homens e de mulheres de todo o mundo. A raiz em hebraico significa "soltar os laços". Fundamentalmente, é a sensação de um "perigo", em que homem e mulher estariam ameaçados de sucumbir.
          Só Deus é o "rochedo da salvação" para Israel (Dt 23,15). Só Ele dará a "felicidade" dentro do Reino Messiânico, onde reinarão a "Justiça" e a "Equïdade".
          Todo o povo é chamado a sair em permanente êxodo do reino de trevas e morte para a Terra Prometida de luz e Vida Eterna (Is 45,15), na "nova Criação" (Is 41,20).
          Resposta a esse apelo existe apenas uma: a Fé, a ardente Esperança, esperança da Salvação. Os "humildes", os de coração contrito, só eles podem chamar a Javé de seu Salvador (Sl 18,28).
          Jesus traz a Salvação, livrando do pecado, que é morte total (Lc 1,77). Salvação é vida; ser salvo é "ser transferido do reino da morte ao reino da vida", pois a Salvação é "Jesus Ressuscitado".  Sua vida ressuscitada me redime. "Só na Esperança é que sou salvo" (Rom 8,24;Heb 1,14, etc.), e a Esperança não me ilude, "porque o Amor de Deus foi derramado em meu coração pelo Espírito Santo que me foi dado" (Rom 5,5).
           Soltar os laços de um povo que acredita na Vida Eterna dada por Jesus aos que se arrependem do pecado; soltar os laços naquele Reino onde hão de imperar a Justiça e a Eqüidade; soltar os laços numa Criação Nova em que reinarei com Cristo (2 Tim 2,12): eis o que me há de colocar numa situação avantajada ao sentido deste cântico: - "Tenho apenas uma alma e é preciso salvá-la".
            QuandoNesta caminhada com aqueles meus irmãos que tomam o trem nos subúrbios de Curitiba, de manhãzinha, e viajam socados como sardinha em lata, indo para o trabalho diário.
           O reflexo da Salvação nessas águas um pouco turvas certamente não terá a nitidez das linhas de um arrojado projeto arquitetônico; mas é infalível que há de mexer com Você e comigo, com cada um de nós...  porque movimento é vida!
           E eu me ponho a meditar:
           Depois de dois mil anos, talvez Você e eu sejamos mais capazes agora de entender as palavras:
           - "Amai-vos uns aos outros!"
           E, com certeza, de vivê-las perpassadas da imensa alegria da Criação, na plenitude universal de Salvação que elas encerram!"
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário