domingo, 23 de fevereiro de 2014

VIGIA, O QUE DIZ A NOITE?



          A Salvação é vida, justiça e amor, o laço que une homens e mulheres entre si, na unidade. É obra comum. Quem assistiu tempos atrás ao soberbo filme "Hiroshima mon amour" se recorda que o casal de amantes, no quarto do hotel, ouve todas as manhãs um homem que passa tossindo debaixo da janela.
           A felicidade pessoal, que não se tivesse aberto para essa "janela de Hiroshima", se tornaria uma felicidade estéril. Nós, seres humanos, estamos juntos para o melhor e para o pior. Estamos ligados a esta Terra, situados, encarnados, e a Salvação só pode ser a Justiça e o Amor em nosso mundo.
           Nosso mundo? Os crentes sabem disto: para que ele seja o lugar da chegada do Reino, ele deve ser "transfigurado",  deve tornar-se "novo Céu e nova Terra".
           Os descrentes suspeitam que haja nessa "transfiguração" um escamotear, uma mistificação, que faz esquecer a Terra de homens e de mulheres. Mas Jesus é a Salvação, pois Ele é o Salvador. Em última análise, a Salvação não é uma noção abstrata, mas uma Pessoa, a  do Verbo feito carne, Jesus, que quer dizer "Salvador".
           As afirmações abstratas jamais converteram alguém. O anúncio da "Boa-Nova", que é Jesus Cristo, pode tocar e transformar os corações.
           Mas quem conhece de verdade a Jesus Cristo? Escrevem-se livros e mais livros para se falar do Cristianismo. Ao final, porém, se verifica que quase nada se disse realmente de Jesus. Ele é o "Chefe que deve conduzir à Vida":  não há Salvação em nenhum outro, senão em Jesus Cristo. Ele é nossa esperança, nossa paciente expectativa, que nos concede ao mesmo tempo a força para esperar. É Aquele que nos faz ouvir num estremecimento de alegria as palavras do Apóstolo Paulo: - "Pois a nossa Salvação está agora mais próxima do que quando abraçamos a Fé. A noite vai muito avançada, e já se aproxima o dia" (Rom 13,11-12).
           - "Custos, quid de nocte?" - " Sentinela, o que diz a noite?"  - canta o profeta Isaías, "o evangelista do Antigo Testamento".
           -  "E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois precederás o Senhor para Lhe preparar os caminhos, para dar ao povo a ciência da Salvação pela remissão dos pecados" : - essas palavras de Zacarias, em Lucas, "o Escriba da mansidão de Cristo", eu tomo a liberdade de fazê-las minhas.
            Na verdade, eu desejo apenas uma coisa:  que o eventual leitor deste blog, ainda que seja único, ouça a voz de um João Batista a "dar ao povo a ciência da Salvação".


















Nenhum comentário:

Postar um comentário