quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU



            Graças a Deus, nasci numa cidadezinha capenga, numa família ainda mais capenga, por ser uma família muito pobre, que vivia com os "trocados" recebidos por meu pai no seu acanhado salão de barbeiro em Caldas, sul de Minas Gerais. Disse "graças a Deus" porque, apesar de nossa pobreza, éramos uma família feliz, bem constituída e muito apegada a Deus.
             Hoje, setenta e nove anos de idade, professor aposentado após trinta anos de magistério também numa cidadezinha capenga mas acolhedora, com minha esposa e a neta órfã que vive conosco,  seria uma pessoa feliz se não tivesse que chorar pela morte da filha querida, vitimada por  insidioso câncer, e pelo filho que, num momento de depressão, deu cabo da própria vida, por motivo  nunca bem explicado. 
              Pessoas amigas e religiosas dizem-me que preciso conformar-me, porque o que me aconteceu foi vontade de Deus. Eu contesto, pois creio sinceramente que Deus é pai, e nenhum pai desejaria o sofrimento e a morte para seus filhos. É a nossa finitude, a nossa contingência, o nosso pecado - aliados a muita deficiência na esfera social - que não nos permitem ser, modesta e tranquilamente, felizes.
              No entanto, somos filhos de Deus e candidatos à bem-aventurança na Casa do Pai de todos os pais, se formos fiéis àquilo que Ele espera de nós. É neste sentido que entrego à benevolência de meus eventuais leitores este poema-oração, que é um ligeiro aceno ao "Pai Nosso" que rezo em todas as manhãs de minha vida:

                                        "Pai, eu Te suplico,
                                        desce do Céu,
                                        apesar de eu ter-me esquecido
                                        das orações que minha saudosa mãe me ensinou.
                                        Pobrezinha! 
                                       Ela agora repousa em paz 
                                        no Teu Reino...
                                        Não tem mais que lavar, passar, não tem mais
                                        que preocupar-se, andando o dia todo,
                                        atrás das roupas dos vizinhos
                                        que lavava e passava para sustentar quatro filhos


                                        Desce do Céu, desce logo de onde estás, Pai,,

                                        pois não vês que morro de fome e frio
                                        neste canto de rua
                                        sem saber para que serve haver nascido?
                                        Olha minhas mãos vazias, inchadas,
                                        não têm trabalho, não têm perspectivas,
                                        não têm...
                                        
                                        Desce um pouco, Senhor,
                                        contempla
                                        este verme que sou, estes pés descalços,
                                        esta angústia sem sentido, este estômago vazio,
                                        esta cidade sem pão para meus dentes cariados,
                                        esta pobreza torturando minha carne
                                        este dormir
                                        quase sempre debaixo das marquises
                                        castigado pelo frio das madrugadas curitibanas


                                        Te digo, Senhor, que não entendo 

                                        que isso seja por Tua vontade
                                        então eu grito
                                        para que Tu desças
                                        toques minha alma, alivies meu coração
                                        eu nunca roubei, nem assassinei
                                        fui sempre uma criança
                                        e em troca me golpeiam e golpeiam!...


                                        Te digo que não entendo, Pai,

                                        desce de onde estás
                                        pois sabes que eu Te busco
                                        sem ter resignação em mim
                                        e tenho medo de encher-me de raiva
                                        de blasfemar
                                        de gritar até estourar o pescoço de sangue
                                        porque não aguento mais
                                        tenho rins e coração que sofrem
                                        sou um homem
                                        desce, meu Senhor!


                                        Desce, e vê

                                        o que fizeram de Tua criatura, Pai...
                                        Um animal furioso
                                         que mastiga as pedras da rua!


                          *******************************************************



                                  

                             
                                       


                                      

                                  
                                        























                                        

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário