sexta-feira, 20 de maio de 2016

MARANATA! EIS QUE VEM O SENHOR!...


  Epitáfio, composto pelo poeta Rainer Maria Rilke, para ser colocado sobre seu túmulo:

- "Rose, ó pure contradiction, volupté de n´être le sommeil de personne sous tant de paupières".
- "Rosa, ó pura contradição, doçura intensa de não ser o sono de ninguém, sob tantas pálpebras!"


                                                                 **************


            Estou nesta semana lendo o Evangelho de João. Este Evangelho não tem, como o de Mateus, uma longa mensagem de esperança. Mateus, no seu Evangelho, dirigia-se aos judeus que tinham o problema do tempo tão vivo como nós o temos hoje, embora com aspectos diferentes.
            No Evangelho de João a Esperança entra pelo Amor, e começa logo falando em núpcias, as núpcias de Caná da Galiléia. E muito mais tarde, já nas vésperas de Sua paixão e morte, Jesus Se despede de Seus discípulos:
            -"Ainda um pouco mais de tempo e vós não Me vereis; depois, ainda um pouco mais de tempo, e Me vereis novamente".
            Os discípulos O interrogam sobre esse "ainda um pouco mais de tempo",  e Jesus lhes promete uma alegria que ninguém lhes poderá tirar. A Esperança, no Evangelho de João, está abraçada à Caridade, e as palavras de Jesus procuram conter no Amor a impaciência cristã.
            Homens e mulheres que creem em Deus são também impacientes, mas em relação ao "hóspede que tarda."   Homens e mulheres são impacientes quanto à Parusia, mas pacientes na vida cotidiana. Estão no tempo, mas não são do tempo. E por não serem do tempo, são impacientes.
            O cristão é realmente, segundo a Esperança, vigilante como um soldado, e confiante como uma criança.
            Cuidadoso como um soldado que o Rei mandou vigiar os confins de Seu império, e descuidado como uma criança que dorme. Essa impaciência é amorosa, porque é com ela que participamos na paixão do Senhor.
             Somos impacientes como crianças, pacientes como soldados. Impacientes como noivos e pacientes como noivos. Não há conflito entre a Parusia e o cotidiano, como não os há entre o enxoval e as núpcias. Há ainda um pouco mais de tempo...
              A Esposa paciente, que gira a roca e  maneja o fuso, tem ouvidos finos e ouve os passos do Bem-amado que vem correndo pelos montes. Curva-se mais sobre o pano que tece, vigia com mais zelo o óleo de Sua lâmpada. Ainda um pouco mais de tempo, ainda um pouco mais de tempo...
             Os sacerdotes de Deus, soldados que vigiam e crianças que cantam, se curvam sobre a imensa tapeçaria litúrgica que paramenta os séculos, e retomam o fio de todos os dias: Advento, Natal, Páscoa, Tempo Comum; e o retomam, como eu faço todos os dias, na "Liturgia das Horas": atento como soldados, confiante como crianças.
             E a Esposa de ouvidos finos ouve os passos do Bem-amado que vem correndo pelos montes. Ele aí vem! Cedendo à impaciência apaixonada que nada mais pode conter, suspende um momento as mãos do fuso, pára um instante a roca, esquece a lâmpada, e grita dentro do coração:    
             - "Vinde, Senhor Jesus, vinde! Maranata!

                                                     ***********************

Aroldo Teixeira de Almeida é professor aposentado de Português e Francês do Quadro Próprio do Magistério Paranaense e bacharel em Teologia Sistemática e Direito Canônico pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Capital paulista.

                                                     ***********************
           

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário