terça-feira, 8 de julho de 2014
DA NECESSIDADE DE FAZER TUDO BEM FEITO
É preciso
dar o máximo
trabalhar sempre com alma
quer se trate
de conduzir às estrelas
uma nave espacial
ou de fazer
uma humilde ponta de lápis...
****************************
- "Ele passou a vida fazendo o bem..."
Fazer tudo bem: este é um dos maiores louvores que os Evangelhos fazem do Senhor Jesus Cristo.
Seguidores que somos dEle, é preciso que não façamos nada mal feito, mal acabado. Saibamos que nenhum trabalho desonra e todo e qualquer trabalho pode ser um hino de louvor a Deus.
Certo dia, na frente de minha casa, um servidor da limpeza pública carregava um latão de lixo que tinha um cheiro insuportável. Esperei que ele jogasse o lixo no caminhão, e me aproximei para apertar-lhe a mão. Ele não queria, de modo algum, que eu lhe segurasse a mão, dizendo que ela estava suja.
Expliquei-lhe, com absoluta sinceridade, que trabalho nenhum suja a mão de quem trabalha. O que suja as mãos é roubar, derramar sangue do próximo, não trabalhar por falta de coragem e malandragem... Claro que não trabalhar sem culpa, depois de andar por Curitiba toda em busca de trabalho, não é desonra nenhuma: é sofrimento! E bota sofrimento nisso!...
Estava eu semana passada na Praça Tiradentes, e um garoto insistiu que eu o deixasse engraxar meus sapatos, um tanto empoeirados com o pó das ruas. Querendo ajudá-lo, deixei. Confesso que fiquei comovido. Tão criança ainda, na idade em que as crianças brincam e vão à escola, e ali estava ele, conquistando honestamente, o dinheirinho para ajudar a avó enferma - me disse - de quem era o único arrimo. E como deixou brilhantes os meus sapatos!
Aqui, voltei a meditar:
Se depender só de mim, que eu não faça nada mal feito. Tenho que fazer uma ponta no lápis com que escrevo? Que ela não saia rombuda e feia...
E Você, minha amiga, que trabalha na cozinha? Por mais pobre que seja sua Família, tome conta das panelas como certamente Nossa Senhora faria, em casa de sua prima Isabel e na sua própria casa em Nazaré, na companhia de Jesus menino e do esposo José..
Não é só trabalho importante que deve ser feito com alma.
Em um hospital, não basta que o médico seja fabuloso: a telefonista tem que estar alerta; o pessoal da portaria tem que ser acolhedor e amigo; as enfermeiras e ajudantes de enfermagem, os serventes, a turma da limpeza e da cozinha. Todos e todas têm que dar o seu máximo!
Como o mundo ao nosso redor seria outro, se cada um de nós desse conta de seu dever, sem jogar o trabalho em cima dos outros; sem desleixar, sem "fazer cera", sem enrolação...
O mundo tomaria jeito diferente, se cada um de nós, em trabalho importante ou simples, compreendido ou incompreendido, cumprisse o dever com toda a alma.
Erros, injustiças, a gente procura reclamar na hora exata. Mas só tem força moral para reclamar, quem cumpre seu dever para ninguém botar defeito.
Só é invencível, quem sabe sentir-se dentro dos planos de Deus, participando do trabalho sagrado de dominar a Natureza, de completar a Criação, sendo co-criador com Deus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário