terça-feira, 8 de julho de 2014

DA NECESSIDADE DE FAZER TUDO BEM FEITO



              É preciso
              dar o máximo
              trabalhar sempre com alma
              quer se trate
              de conduzir às estrelas
              uma nave espacial
              ou de fazer
              uma humilde ponta de lápis...
                                                   
                                                    ****************************

              - "Ele passou a vida fazendo o bem..."

              Fazer tudo bem: este é um dos maiores louvores que os Evangelhos fazem do Senhor Jesus Cristo.
              Seguidores que somos dEle, é preciso que não façamos nada mal feito, mal acabado. Saibamos que nenhum trabalho desonra e todo e qualquer trabalho pode ser um hino de louvor a Deus.
              Certo dia, na frente de minha casa, um servidor da limpeza pública carregava um latão de lixo que tinha um cheiro insuportável. Esperei que ele jogasse o lixo no caminhão, e me aproximei para apertar-lhe a mão. Ele não queria, de modo algum, que eu lhe segurasse a mão, dizendo que ela estava suja.
               Expliquei-lhe, com absoluta sinceridade, que trabalho nenhum suja a mão de quem trabalha. O que suja as mãos é roubar, derramar sangue do próximo, não trabalhar por falta de coragem e malandragem... Claro que não trabalhar sem culpa, depois de andar por Curitiba toda em busca de trabalho, não é desonra nenhuma: é sofrimento! E bota sofrimento nisso!...
               Estava eu semana passada na Praça Tiradentes, e um garoto insistiu que eu o deixasse engraxar meus sapatos, um tanto empoeirados com o pó das ruas. Querendo ajudá-lo, deixei. Confesso que fiquei comovido. Tão criança ainda, na idade em que as crianças brincam e vão à escola, e ali estava ele, conquistando honestamente, o dinheirinho para ajudar a avó enferma - me disse - de quem era o único arrimo. E como deixou brilhantes os meus sapatos!
             Aqui, voltei a meditar:
             Se depender só de mim, que eu não faça nada mal feito. Tenho que fazer uma ponta no lápis com que escrevo? Que ela não saia rombuda e feia...
             E Você, minha amiga, que trabalha na cozinha? Por mais pobre que seja sua Família, tome conta das panelas como certamente Nossa Senhora faria, em casa de sua prima Isabel e na sua própria casa em Nazaré, na companhia de Jesus menino e do esposo José..
             Não é só trabalho importante que deve ser feito com alma.
             Em um hospital, não basta que o médico seja fabuloso: a telefonista tem que estar alerta; o pessoal da portaria tem que ser acolhedor e amigo; as enfermeiras e ajudantes de enfermagem, os serventes, a turma da limpeza e da cozinha. Todos e todas têm que dar o seu máximo!
             Como o mundo ao nosso redor seria outro, se cada um de nós desse conta de seu dever, sem jogar o trabalho em cima dos outros; sem desleixar, sem "fazer cera", sem enrolação...
             O mundo tomaria jeito diferente, se cada um de nós, em trabalho importante ou simples, compreendido ou incompreendido, cumprisse o dever com toda a alma.
             Erros, injustiças, a gente procura reclamar na hora exata. Mas só tem força moral para reclamar, quem cumpre seu dever para ninguém botar defeito.
            Só é invencível, quem sabe sentir-se dentro dos planos de Deus, participando do trabalho sagrado de dominar a Natureza, de completar a Criação, sendo co-criador com Deus!
           
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário