sexta-feira, 11 de julho de 2014

DESINSTALA-ME, SENHOR!



          Todos nós conhecemos alguém - principalmente se forem escritores e artistas  - que têm a sua mesa de trabalho desarrumadíssima... Mas o curioso é que eles se entendem e se acham bem naquela desarrumação toda... Aquilo é desarrumação para os outros, não para eles mesmos...
          Quando minha esposa ou minha neta adolescente se põem, com a melhor das boas vontades, a arrumar minha mesa de trabalho ou a minha estante de livros, elas se perdem, completamente!
           É aqui que eu me lembr do Senhor nosso Deus, que costuma nos desarrumar de todo, mas depois, para felicidade nossa, nos torna a arrumar, como ninguém é capaz de fazer igual...
           Justamente por isso é que me atrevi a escrever estes mal feitos versos:

                                      Senhor, por que Tu desarrumas o meu comodismo?
                                      Com isso, Tu abalas minha confiança em mim mesmo
                                      Caçoas do meu orgulho desmedido
                                      Deitas por terra
                                      meus planos, meus sonhos mirabolantes, minhas ambições...
                                      Quando tudo me parece perdido
                                      lá vens Tu
                                      e rearrumas tudo
                                      com tal inteligência
                                      e tanto amor
                                      como se não tivesses outra tarefa
                                      no mundo
                                      a não ser cuidar de mim,
                                      Senhor Deus do Universo!

           Que grande Graça Deus nos dá quando Ele desarruma o nosso comodismo!
           Como eu me instalo, desarrumadamente, na vida! Como me agarro facilmente aos meus vícios!
           Fico parecendo essas árvores que espalham galhos e raízes por toda parte...
           E aí é que considero uma grande Graça quando Deus abala minha confiança em mim mesmo!
           Lembro-de uma palavra de São Paulo que descobri outro dia em minha Bíblia:
           - "Quando estou fraco, então é que estou forte! Quando confio na minha força -  (que na verdade, não existe, é ilusão, pura fraqueza), então me invade a força de Deus."
           É grande Graça de Deus ter o orgulho partido ao meio, quebrado, destroçado... Consegui descobrir que Deus tem paciência com todas as nossas faltas, menos com o orgulho. Quem é orgulhoso parece não precisar de ninguém, nem de Deus. Confia nas próprias pernas, na própria cabeça. E isso é ruim.
           Creio que é grande mal pensar que me basto a mim mesmo. Porque sei que Deus - não para me castigar, mas para me abrir os olhos - permite que eu caminhe sozinho, aos tropeções, até que eu tome consciência de que sozinho não posso nada...
           O mais doloroso é quando Deus põe por terra minhas ambições, meus sonhos, meus planos... Aliás, lembro-me que Deus gosta de fazer comigo o que fez com o patriarca Abraão, conforme está lá na Bíblia Sagrada.
           Quando consigo enxergar por trás dos acontecimentos do dia-a-dia a Providência Divina, que sabe tirar o bem do próprio mal; então, quando tudo parece perdido para mim, sem remédio, Deus - como se não tivesse outra tarefa a fazer - Ele mesmo me desarruma, me faz entender como sou fraco e necessitado de ajuda...
           Ao me desarrumar dessa maneira, Deus faz que meus planos falhos se corrijam, se consolidem. Meus sonhos deixam de ser pura ilusão e se tornam mais audaciosos, sintonizando-se com os planos de Deus. Assim, meus planos de vida, longe de fraudarem os planos divinos, me levam a dar glória ao meu Senhor e meu Pai!
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário