sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UMA PÁGINA DE MEU DIÁRIO - 16/02/2015



        A "Liturgia das Horas" me informa hoje que a Fé não apaga nem o tempo nem a saudade. A Fé também não apaga a dor nem afasta a morte. E uma dessas mortes, para mim muito dolorosa, foi a morte de minha filha Raquel. Faz hoje quatro anos e meio que ela partiu para a Vida Eterna.  Apenas a Fé confere suporte a nós que ficamos, ajudando-nos a sobreviver.
        A Fé é um presente de Deus que me faz perceber o amor dos amigos e da comunidade no momento em que eu, chorando, me lembro da partida definitiva daqueles que amei, e que sempre amarei: meu pai Noé, minha mãe Julieta, meu irmão Valdir, minha irmã Darcy, minha filha Raquel, meu filho Júlio...
        É movido pela Fé e pela saudade que tenho a certeza de que meus mortos queridos não estão mortos: somente passaram para o outro lado da vida. Para a Casa do Pai de todos os pais e de todas as mães.
        Descansem na paz do Senhor meu pai, minha mãe, meu irmão, minha irmã, meu filho, minha filha.
        E fique eu só, neste mundo, cultuando-lhes a memória!
        Não sei explicar o motivo, mas hoje eu me sinto acometido por uma tristeza inexplicável, apesar da alegria que me deu, de manhã, quando chegaram do litoral minha esposa Cleusa e minha neta Isabela.
         Até nosso pequeno cachorro, o Bili, pareceu reviver, depois da apatia que se abateu sobre ele com a ausência, principalmente da Isabela, que sempre o abraça e o chama de "meu filho..."
         Tentando afastar a tristeza estranha que hoje me acometeu, tomei o livro do Leonardo Boff, "O Pai nosso", procurando nele algo que aliviasse meu espírito. E o texto que encontrei eu o transcrevo aqui, pois quero fazer dele minha oração de todo dia:
          - "Se eu falto ao Amor ou se falto à Justiça, afasto-me infalivelmente de Vós, ó meu Deus, e meu culto não é mais que idolatria. Para crer em Vós, preciso crer no Amor e na Justiça, e vale muito mais crer nestas coisas, que pronunciar Vosso nome. Fora o Amor e a Justiça, é impossível que eu alguma vez Vos possa encontrar. Mas aqueles que tomam o Amor e a Justiça por guia estão no caminho verdadeiro que os conduzirá até Vós."
           E eu só posso acrescentar:
           Assim seja, meu Senhor!



                                                           ********************

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário