sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A NOSSA SALVAÇÃO EM CRISTO



            O termo "salvação", comum a todas as religiões, exprime a mais acendrada esperança de homens e mulheres, em todos os tempos e lugares.
            A raiz em hebraico significa "soltar os laços".
            Fundamentalmente é a sensação vivida de um "perigo", em que homem e mulher estariam ameaçados de sucumbir. Só Deus é o "rochedo da salvação", conforme o que nos ensina a Bíblia Sagrada. Só Ele dará a "felicidade" dentro do Reino Messiânico, onde reinarão a Justiça e a Equidade.
            Todo o povo é chamado a sair em permanente êxodo do reino de trevas e morte para a Terra Prometida de luz e de vida eterna, em uma "nova criação", segundo as palavras do profeta Isaías.
             Resposta a este apelo de Deus existe apenas uma: a Fé, a ardente esperança da salvação. Os "humildes", os de coração contrito, só eles podem chamar a Javé de seu salvador, nos diz o Salmista.
             Jesus oferece a salvação, livrando do pecado, que é morte total, pois a salvação é vida: ser salvo é ser transferido do reino da morte ao reino da vida, porque a salvação é "Jesus ressuscitado". Sua vida ressuscitada nos redime. O apóstolo Paulo assevera que "só na Esperança é que somos salvos", escreve ele nas suas cartas.
             E a esperança não nos ilude, "porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".
             Soltar os laços de um povo que acredita na Vida Eterna dada por Jesus aos que se libertam do pecado; soltar os laços naquele Reino onde devem imperar a Justiça e a Caridade; soltar os laços numa criação nova em que reinaremos com Cristo: eis o que nos há de colocar numa situação avantajada, como nos diz esta verdade básica da vida espiritual: "tenho apenas uma alma e é preciso salvá-la".
            Salvação é Vida, Justiça e Amor, profundo laço que une homens e mulheres entre si, na unidade. É obra comum a todos, nesta jornada terrena em que estamos juntos para o melhor e para o pior. Estamos ligados a esta missão, situados, encarnados, e a salvação só pode realizar-se neste mundo através da Justiça e do Amor, sob a mediação de Jesus, o Cristo, o Salvador.
            É bom ouvir o apóstolo Paulo, na sua Carta aos Romanos:
            - "A nossa salvação está agora mais próxima do que quando abraçamos a Fé. A noite vai muito avançada, e já se aproxima o dia... E não há salvação em nenhum outro, senão em Nosso Senhor Jesus Cristo."


                                              ********************************

     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário