A esperança "espiritual" em Jesus Cristo, presente em "Espírito", não significa esperança menos intensa, presença menos real: o Senhor Jesus é "Espírito" para melhor salvar o mundo temporal criado por Ele. Do mesmo modo, as provações e os sofrimentos em nada diminuem a realidade "carnal" da nossa esperança.
Lembro-me que na década de sessenta o filósofo frances Jacques Maritain, que eu estudava na época, dizia que o "marxismo seria a última heresia cristã", porque seculariza a grande idéia escatológica passada para segundo plano na cristandade ocidental e, sobretudo depois da Reforma, os equívocos renascem: a palavra escatologia significa "doutrina sobre o fim do mundo", que a maioria das pessoas entende como uma queda em direção ao nada.
Convém colocar no devido lugar o sentido das palavras: "escatologia", "fim" dos tempos, significam também plenitude: o vocábulo grego "telos" quer dizer fim e consumação na perfeição e, entre as consumações, está a do casamento. A Sagrada Escritura fala da "idade da plenitude de Cristo", da Sua "estatura adulta", do "pleroma" do "fim dos tempos", termos que se aplicam tanto à encarnação no seio da Virgem Maria, quanto à "vinda" em Glória. Do mesmo modo, "apocalipse" não significa a grande destruição, a catátrofe radical, mas a revelação de um mistério oculto na Providência Divina.
As "convulsões" do "fim" são, portanto, o contrário de um mistério positivo de consumação, de plenitude e de revelação, e não se trata de destruição pura e simples das obras criadas por nós. "a Fé cristã na parusia (ou segunda vinda de Cristo), nada tem a ver com o mau humor e o alívio covarde." O verdadeiro cristão aguarda com altivez e esperança a volta do seu Senhor: Vinde, Senhor Jesus!
" O verdadeiro cristão aguarda com altivez e esperança a volta do seu Senhor: Vinde, Senhor Jesus!"
ResponderExcluirORA VEM SENHOR JESUS!!!
Bela explicação...DEUS em NÓS...ESPERANÇA da GLÓRIA.
Um abraço vô.