domingo, 23 de dezembro de 2012

CAMINHAMOS DENTRO DE DEUS


      - "Já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora, do que quando abraçamos a Fé. A noite avançou e o dia se aproxima. Portanto, deixemos as obras das trevas e vistamos a armadura da luz."
                                                              ****************
      Tenho para mim que uma das imagens mais impressionantes de Deus é o ar. Deus está em toda parte; caminhamos dentro dEle. Dentro dEle nos movemos e gesticulamos... Mas Deus é tão discreto, se esconde tanto, se apaga tanto, que nem damos por Sua presença.
      Não é o que também acontece com o ar? Nós nos movemos dentro dele, mas nem nos damos ao trabalho de avaliar o quanto lhe devemos. Só medimos mesmo o que o ar representa para nós, quando, de repente, ele nos falta. Costumo  passar por essa dolorosa experiência, por ser portador de bronquite crônica e sujeito periodicamente a terríveis crises de falta de ar. Felizes, nesta hora, os que podem apelar para balões ou tendas de oxigênio...
      Deus ainda é mais discreto do que o ar. Quando o ar nos falta, sufocamos. Se não formos socorridos, com urgência, nossa vida se esvai.
      Muitas pessoas perdem a Fé em Deus e continuam a viver na mesma tranquilidade de sempre. Deus não lhes causa nenhuma sufocação, nenhuma angústia de morte para quem dEle se afasta...
      Seria muito bom que, em tempos normais, de plena saúde, nós nos acostumássemos a pensar, agradecidos, no ar que nos acompanha, nos envolve e nos protege.
      Melhor ainda seria se, pensando no ar, pensássemos em Deus, cuja presença nos envolve por todos os lados. Ao contemplarmos um aquário, dentro do qual os peixes mergulham, felizes, indo e vindo, subindo e descendo, não é assim, exatamente assim, que vivemos mergulhados em Deus?
      Ao fim do ofício sagrado no templo, ao ver as pessoas deixando o recinto e voltando para casa, me vem o pensamento de que elas deixam o templo, mas não saem de dentro de Deus.
      Como então teríamos a coragem de pecar, de ofender a Deus, sabendo que vivemos mergulhados nEle? Se tivéssemos bem viva em nós a consciência de que Deus está em nossa frente, atrás de nós, nos lados, dentro de nós - como poderíamos encher-nos de ódio? como irritar-nos? como perder a calma? como ser invejosos, ou avarentos, ou egoístas, ou vaidosos ou orgulhosos?
      E que ninguém se encha de medo com a presença de Deus que nos acompanha, nos cobre e nos envolve... Deus não provoca o medo. Ele é tão simples, tão bom, tão Pai/Mãe... Complicados somos nós, criaturas humanas finitas, contingentes, pecadoras. Deus é muitíssimo mais humano do que nós...
      E que enorme sensação de segurança nos pode dar a certeza de que, em toda parte e sempre, estamos com Deus!... Deveríamos cortar definitivamente de nossa vida expressões como solidão, sozinho, só. Não estamos sozinhos, nunca!
      Que podemos temer, se dia e noite, a toda hora e sempre, está conosco nosso Criador e Pai, o Senhor do Universo, o nosso Deus, Aquele que nos deu o Seu Filho, Jesus, cuja vinda a este nosso mundo estamos comemorando nestes dias?
      Vinde, Senhor Jesus!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário