sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O GRANDE SILÊNCIO



No silêncio das árvores
ainda há o agitar dos ramos movidos pelo vento...
No silêncio das águas
ainda há o marulho das vagas ou o cantar das correntes
atravessando as pedras...

No silêncio dos céus
ainda há o palpitar das estrelas carregado de mensagens.

Aprendi
que não basta falar para atingir o silêncio...

Enquanto os cuidados com a vida me agitam,
ainda não penetrei na área do grande silêncio,
onde somente aí
se escuta a voz de Deus.

Ainda não penetrei na área do grande silêncio - aí, somente aí, se escuta a voz de Deus. Será tão difícil assim penetrar na área do grande silêncio?...
Não basta ficar de boca fechada. Não basta não falar. Quantas vezes os maiores tumultos dentro de nós  se dão em horas de lábios cerrados...
Se é verdade que o preço para chegar à área do grande silêncio é conseguir que os cuidados, as preocupações, os problemas do dia a dia não nos agitem, não haverá o perigo de o grande silêncio só ser atingido pelas pessoas que se desliguem dos problemas dos irmãos, que veem como se não vissem, e ouvem como se não escutassem?
Tentemos ver claro, se confiamos na ação da Graça de Deus:
Uma coisa é ocupar-nos, e outra é preocupar-nos. Preocupar-se é ocupar-se antes do tempo, afobar-se, perder a serenidade.
Lembro aqui uma norma muito sábia, que aprendi lendo um texto de Santo Inácio de Loiola: - Tentar tudo, como se tudo dependesse de nós... Depois, entregar-nos, de olhos fechados, nas mãos de Deus, como se tudo dependesse dEle!
Um salmo de minha predileção diz assim: - "Derrama no Senhor os teus cuidados."
Claro que só tem direito de derramar os seus cuidados no abismo da misericórdia, que é o coração de Cristo, quem fez o possível e uma ponta do impossível...
Mas também,  tentado tudo de nossa parte, é uma delícia fechar os olhos e pular na escuridão...
Quando as palavras somem, quando os cuidados adormecem, quando nos entregamos, de verdade, nas mãos do Senhor que vem, o grande silêncio nos mergulha na paz, na confiança, na alegria, pois é então que a voz de Deus se faz ouvir e nos move a clamar pela vinda do Senhor Jesus, no Seu natal que se aproxima:
- Vinde, Senhor Jesus!
                                                             **************
Por motivos alheios à minha vontade, este meu despretensioso blog ficou algum tempo fora do ar, mas agora espero, se Deus o permitir, que eu consiga continuar meu diálogo com os leitores que me derem a honra de um momento de sua preciosa atenção.
A todos um feliz Natal com as bênçãos do Menino Jesus, que certamente não hão de faltar nos corações de todas as pessoas de boa vontade.
- Vinde, Senhor Jesus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário