terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SALVEMOS CADA DIA A NOSSA UNIDADE



                  -"Salvemos cada dia a nossa unidade. Só que a unidade humana só é salva plenamente em Nosso Senhor Jesus Cristo!"   (Dom Hélder Câmara, "Um Olhar sobre a Cidade").


                                                             *********************



                  Prezado leitor deste blog:


                 Você já reparou como frequentes vezes somos esquartejados ao longo do dia? Ficamos aos pedaços, ali, aqui, acolá... Nossos olhos ficaram presos às coisas que vimos e nos impressionaram.
                  Nossos ouvidos se agarraram a histórias que ouviram. Nossas pernas ficaram, em parte, perdidas nas ruas que atravessaram.
                  Por isso, antes de dormir, é preciso que refaçamos nossa unidade: trazer de volta nossos olhos, nossos braços, nossas pernas, nossa cabeça, nosso coração...
                  O ideal de cada dia para nós Cristãos, que somos um com Cristo desde nosso Batismo, é refazermos nossa unidade com Ele e nEle. Felizes de nós se vivermos esta unidade com Cristo. Feliz de quem se entrega ao Cristo, pedindo que Ele veja pelos nossos olhos, escute pelos nossos ouvidos, fale pelos nossos lábios, caminhe pelos nossos pés...
                  Isto nos santificaria, nos faria santos. Como então entrarmos em ira, como irritar-nos, como perder a paciência com o nosso próximo?
                  Não nos esqueçamos que Cristo está conosco!... Como ser egoístas, invejosos, vaidosos, impudicos, se somos de verdade um com Cristo, com o Filho de Deus?...
                  Mais importante ainda é saber que Cristo não é um apenas conosco; mas com todos. E somos todos, absolutamente todos, um em Cristo. É o mistério da Comunhão dos Santos!
                  Levássemos a sério o que Cristo ensinou, como seria fácil o entendimento entre os esposos, entre pais e filhos, entre irmãos, entre vizinhos, entre companheiros de trabalho, entre moradores da mesma rua, entre classes sociais, entre regiões de um mesmo País, entre Raças e Religiões!
                  Dizemos que somos cristãos, mas infelizmente, como estamos longe de viver o Evangelho!

                  - "Eu vim para que todos tenham vida, e todos tenham vida plenamente!"
  
                   Se todos somos um em Cristo, como permitir que alguns de nós tenhamos vida plena, cheia, transbordante de vitalidade e realizações, enquanto outros, numerosos, numerosíssimos, têm que se contentar com sobras de vida, com subvida?...
                   Daí então, a necessidade premente desta prece, que deveríamos rezar todos os dias:

                  - "Senhor Jesus Cristo, não permitas que Te esquartejemos! Muito ao contrário: que cada vez mais, alimentados por Tua Eucaristia, sejamos, em Ti, um só Corpo e um só Espírito com todos os irmãos! Assim seja".

                                                                  ***************

(Aroldo Teixeira de Almeida é bacharel em Teologia Sistemática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC, em São Paulo).
                
                
                
  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário