quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O MISTÉRIO DE SEMPRE



            Inicio o texto de hoje com um "projeto" de poema que, espero, não desagrade ao meu eventual e benévolo leitor:


                                                   

                                                 Ao jogar fora
                                                 a folha do calendário
                                                 do agosto que passou
                                                 ainda como sempre
                                                 eu me vi ante o mistério
                                                 do tempo e da eternidade

                                                                   Esse mês, agosto, que se foi,
                                                                   -  fração importante  -
                                                                   de minha entrante octogésima idade
                                                                   efêmera como todas as demais
                                                                   teria algum valor diante de Deus
                                                                   ou terá ido também
                                                                   para a cesta de papéis?

                                   *****************************************************


            Creio eu que a grande arte da vida consiste em transformar o tempo passageiro em eternidade feliz... O ideal seria nem preocupar-me com o tempo que já passou (este, eu o entrego à Misericórdia de Deus), e muito menos com o tempo que há de vir (posso entregar meu futuro à Providência Divina).
            O importante, mesmo, é aproveitar o tempo que Deus me deu, trabalhar sem desânimo, sem gastar muito  em descanso, sem esquecer um "papo" com os amigos, um contato frequente com a Natureza, um mergulho na música, uma leitura de um livro sadio... Por que não uma meditação diária de um texto da Bíblia Sagrada?
            Diga-me lá Você: de que adianta esticar demais a corda?... Trabalhar sem parar, andar em perpétua correria, em perene disparada, é desgaste, é empobrecimento.
            Mesmo que minha vida seja dura e sofrível, é preciso que eu descubra meios, inventar jeito de descanso espiritual, cujo ponto mais alto, sem nenhuma dúvida, é a conversa diária com Deus...
            Mas, se trabalhar sem parar não é inteligente, viver ao léu, sem trabalhar, sem fazer nada, deixar o tempo correr inutilmente, sem o mais leve esforço para aproveitá-lo, é menos inteligente e cansa muito mais. Mesmo que eu não tivesse no meu dia-a-dia algo para fazer, é saudável procurar uma ocupação, nem que seja para uma higiene mental, sem ficar contando as horas, contando as moscas...
            Gosto daqueles calendários com folhinhas para despetalar cada dia... Como seria bom que, ao arrancar a folha do dia que passou, tivesse eu sempre a alegria de sentir que foi um dia bem vivido com minha esposa e minha neta órfã, a Isabela, que mora conosco... Este seria um dia bem vivido, bem aproveitado, dia que valeu! Dia gasto em fazer o bem. Dia sem maldade, sem ódio, sem mentiras, sem fingimento.
           Mesmo que tenha havido alguma fraqueza, que ela seja logo superada.
           Feliz de mim se eu tivesse dias cheios! Repare Você que eu não disse dias abarrotados, entulhados de ninharias...
           Dias plenos, aqueles dias que atraiam sobre mim e minha pequena família as bênçãos de Deus, nosso Pai do Céu!

                                               *******************************
                                                                   

                                                       























Nenhum comentário:

Postar um comentário